Para evitar baixa no estoque, Hemoce reforça pedido de doção de sangue durante o lockdown

Blog do  Amaury Alencar
0

 




                                                    Foto > George Wilson 


A doação de sangue é um serviço essencial não só no sentido de permanecer funcionando durante o isolamento rígido, mas também por ser necessária a todo momento para abastecer os hospitais. Mesmo em períodos que não se vivia uma grave crise sanitária, o Hemoce já necessitava da mobilização de doadores para manter seus estoques. Atualmente, com o estado em lockdown, os hemonúcleos têm uma preocupação ainda maior com a baixa das doações.

A atenção, no momento, é em manter os níveis do estoque de sangue. “A nossa preocupação é que as pessoas continuem doando sangue para que a gente consiga manter o estoque adequado para atender aos hospitais da região”, explica Edvânia Ferreira, enfermeira do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte.

Edvânia afirma que, apesar do período de pandemia e lockdown, o núcleo do Juazeiro segue com o mesmo horários de funcionamento, de segunda à sexta de 7h às 17h e aos sábados de 12h às 17h, fechando apenas em feriados.

“Estamos adotando todas as medidas para evitar a propagação da covid, como orientação em lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel, distanciamento e máscara. Também está sendo feita uma higienização mais rigorosa dos moveis e equipamentos”, afirmou Edvânia.

Outra estratégia contra a covid no Hemonúcleo é o agendamento das doações, que pode ser feito pelo site doador.hemoce.ce.gov.br (para todo o estado) ou pelo número de WhatsApp 3102-1170 (para Juazeiro do Norte).

Critérios de doação

Pessoas que tiveram a covid-19 também podem doar sangue. Basta esperar o prazo de 30 dias após o desaparecimento dos sintomas e ter tido plena recuperação.

Aos que tomaram a vacina, a orientação é esperar 48h no caso da Coronavac, e sete dias no caso da AstraZeneca.

Entre outros critérios estão também ter de 16 a 69 anos, mais de 50 kg, estar em bom estado de saúde e não ter contraído hepatite depois dos 11 anos de idade. No casos dos que ainda são menores, entre 16 e 17 anos, é necessário a autorização formal do responsável. Os maiores de 60 podem doar caso já o tenham feito antes dessa idade.

Para saber mais sobre os critérios de doação, clique aqui. 

                          Badalo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)