Morre artesã juazeirense Maria de Lourdes Cândido; Prefeitura emite nota de pesar

Blog do  Amaury Alencar
0

 






                     


Faleceu nesta quinta-feira (11), a artesão e Mestre de Cultura juazeirense Maria de Lourdes Cândido, aos 82 anos, vítima de câncer. Ela começou sua atuação na década de 1960, quando iniciou a produzir peças de barro para seus 11 filhos, e devido ao sucesso e criatividade das peças, começou a vende-las no Mercado Central de Juazeiro do Norte.

Em 2004, a artesã do Cariri foi titulada como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará e, em 2013, condecorada com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Com o passar dos anos, o que era só passatempo se tornou fonte de renda da família e revelou para o mundo umas das maiores artesãs do Brasil. A mestra expôs os seus anjos e figuras fantásticas, além de personagens do cotidiano, em galerias na França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, México e Portugal. As obras de Maria de Lourdes se tornaram coletivas, passando de geração, e hoje suas filhas continuam levando a tradição do artesanato que aprenderam com a mãe.

A Prefeitua, por meio da Secretaria de Cultura, emitiu nota de pesar pelo falecimento da artesã. “A Secult está de luto pela perda da grande mestra. Neste momento de partida, nos solidarizamos com todos os familiares, amigos e entusiastas das obras. Agradecemos pela vida, a obra e o legado belíssimo de Maria de Lourdes. Muito obrigada por sua luta, persistência, trabalho e resistência. Sua arte continua viva e presente na memória e coração do povo cearense”, informou  nota.

                                      Badalo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)