Guaraciaba do Norte nega risco de desabastecimento de oxigênio

 




A prefeitura do município descartou um possível desabastecimento  (Foto: Aurelio Alves)
A prefeitura do município descartou um possível desabastecimento (Foto: Aurelio Alves)

A prefeitura de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, esclareceu que não há risco de desabastecimento de oxigênio no Município. Segundo a gestão, as unidades hospitalares têm sido abastecidas regularmente pela empresa White Martins, conforme licitação. O prefeito do município, Adail Machado (MDB), explicou que não houve informações de fim do estoque do produto e que o Município tem prestado assistência a outras cidades da região. 

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) emitiu alerta nos últimos dias sobre a baixa de oxigênio em todo o País. Segundo documento, entre os outros locais em estado crítico, estaria o município de Guaraciaba do Nort. Segundo o órgão, a prefeitura teria calculado abastecimento apenas para as próximas 48 horas, o que, segundo o prefeito do município, não seria verdade.


De acordo com documentos obtidos pelo O POVO, a secretária da Saúde de Guaraciaba, Roberta Caroliny de Paiva Firmino, enfatizou ainda na quinta-feira, 18, em resposta à Frente, que não haveria esse risco e explicou que o Município segue em isolamento social rígido estabelecido pelo governo estadual. A pasta também se mostrou aberta a esclarecer demais questionamentos sobre a situação da doença na região.


Segundo o IntegraSus, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 1.372 mil casos já foram registrados no Município, com 23 óbitos. O nível de alerta está altíssimo, o máximo, de acordo com a secretaria. 

"Nós somo o único Município da Serra da Ipiapaba que tem contrato com a White Martins. Nós fizemos uma licitação no inicio do ano. Estamos recebendo regularmente por conta da demanda", explicou Dr. Adail. Segundo ele, houve diversas reuniões com prefeitos da região e Guaraciaba informou que estava com o estoque em nível adequados. " Eu fiquei perplexo com essa noticia, porque gera um sentimento com os colegas, que sabem que não é verdade. Não foi verídica de maneira nenhuma", ressaltou o prefeito. 


Em nota, a Prefeitura de Guaraciaba do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou que não existe risco de desabastecimento de oxigênio no Hospital São José, que tem prestado atendimento aos pacientes com Covid-19 no município. Entretanto, o gabinete não descartou que o momento é delicado, mas que Guaraciaba do Norte tem dado suporte aos municípios vizinhos, quando possível.


"A Secretaria de Saúde reforça ainda que todas as medidas estão sendo tomadas para a prevenção e contingenciamento da propagação da pandemia de Covid-19 na cidade", completou a nota.

                                                            o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários