15/03/2021

Artesãos e artesãs podem concorrer a investimentos do Projeto São José IV

  blogdoamauryalencar.blogspot.com.br       15/03/2021

 






REUNIAO.jpeg

Artesãos e artesãs cearenses terão até o dia 29 deste mês para acessarem a página da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e manifestarem interesse em participar do Projeto São José IV. “É uma ação do Governo do Estado em parceria com os municípios. São atividades agrícolas e não-agrícolas e que vocês podem participar e melhorar a economia de vocês. O intuito do nosso artesanato é fortalecer a nossa cultura, a nossa história viva”, definiu a primeira-dama Onélia Santana durante reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (15). A ação do Governo do Ceará aplica U$S 68,79 milhões em investimentos produtivos pelos próximos cinco anos.

ONELIA REUNIAO.jpeg

O evento virtual reuniu 93 participantes, incluindo representantes dos municípios de Barbalha, Campos Sales, Crateús, Crato, Granjeiro, Icó, Itapajé, Milagres, Nova Russas, Quixelô e Tianguá. “Somos reconhecidas como capital estadual do croche e estamos muito satisfeitas em inserirem os artesãos e artesãs neste projeto. Como todos sabemos, são as mulheres quem são mais atacadas e que mais sofrem neste momento em que atravessamos esta pandemia”, elogiou Selena Silva, presidente da Associação das Crocheteiras Novarussenses.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, concorda com a crocheteira e observa que, com os investimentos do PSJ IV, o Governo se mostra ainda mais solidário às artesãs no momento em que o Estado enfrenta o coronavírus do Covid-19. “Temos a certeza de que precisamos estar mais próximos, embora a realização deste evento precise ser virtual”, justificou. “Não podemos ter outro comportamento, senão uma visão solidária para com todos que fortalecem esta cadeia produtiva que leva a cara do Ceará para todos os cantos do Brasil”.

De assis reuniao.jpeg

De acordo com Lafaete Almeida, coordenador do Projeto São José IV, na atual fase, a de manifestação de interesse, não é necessário preparar um projeto para concorrer aos recursos previstos pelos editais No. 01 e 02/2021; basta enviar os dados solicitados pelo site da Secretaria. “Todo o sistema de cadastro da manifestação de interesse é eletrônico e é muito importante que as associações insiram todos os itens contidos no Barema. Quando não é inserido um desses pontos, a associação comunitária acaba não pontuando e sendo prejudicada”, orienta o coordenador do PSJ IV.

As próximas fases da seleção incluem visitas de campo da equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto São José, entre 30 de março e 14 de maio, e análise das manifestações de interesse pelo Comitê de Análise e Elegibilidade, de 17 maio a 14 de junho. “As organizações que se apresentem como proponentes das Manifestações de Interesse devem estar legalmente constituídas com mais de dois anos de funcionamento e disporem de pelo menos 20 membros”, fornece João Nogueira alguns dos critérios o técnico do PSJ IV. A divulgação do resultado final está prevista para acontecer no próximo dia 15 de junho.

Outras iniciativas do Governo do Ceará em apoio ao artesanato cearense, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), são isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a implantação da Casa do Artesão Cearense, do Selo Ceart (certificação da autenticidade), a emissão da identidade artesanal em papel moeda e a abertura de lojas em Fortaleza. Estas ações são comandadas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

logoblog

Thanks for reading Artesãos e artesãs podem concorrer a investimentos do Projeto São José IV

Previous
« Prev Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.