Governador participa de audiência pública do Senado e cobra esforço nas relações internacionais para aquisição de vacinas

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Camilo Santana citou que o país precisa de uma coordenação nacional para enfrentar pandemia

O governador Camilo Santana participou nesta quinta-feira (11), ao lado de outros quatro governadores, de online com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e senadores que integram a Comissão Temporária da Covid-19 (CTCovid19). Durante três horas, os gestores estaduais e parlamentares avaliaram ações de enfrentamento à pandemia, incluindo a importância de o país ter novas estratégias para acelerar a aquisição da vacina contra o coronavírus.

“Reforcei a importância de termos uma coordenação nacional nesse enfrentamento à pandemia, principalmente em quatro pontos fundamentais: celeridade na aquisição e distribuição de vacina aos estados; credenciamento de novos leitos; financiamento da saúde e ações sociais para ajudar o povo brasileiro, como a aprovação do auxílio-emergencial. Em função da gravidade da pandemia e o rápido aumento de casos e óbitos em todo o país, esse diálogo permanente com o Senado Federal é muito importante para realizarmos uma ação coordenada de combate à Covid no país”, citou Camilo Santana.

Durante sua fala, o governador do Ceará sugeriu que o país faça um esforço nas relações diplomáticas internacionais para acelerar a compra de vacinas contra a Covid. “Nós viramos um foco mundial pela quantidade de óbitos e a quantidade de casos. Portanto, para que a gente pudesse apressar a vinda de vacinas para o Brasil, seria importante um esforço das relações diplomáticas internacionais pelo presidente da República, pelo presidente do Senado, pelo presidente da Câmara. Acho que seria fundamental esse esforço, juntamente, inclusive, com a Organização Mundial da Saúde, até porque eles estão muito preocupados com esse avanço da pandemia aqui no Brasil”, disse ele, que estava acompanhado dos secretários Dr. Cabeto (Saúde) e Fernanda Pacobahyba (Fazenda).

A audiência pública foi mediada pelo senador Confucio Moura (RO), presidente da CTCOVID19, e contou ainda com a participação dos governadores Wellington Dias (PI), Rui Costa (BA), Carlos Moisés (SC) e Wilson Lima (AM) e de 14 senadores, incluindo o cearense Tasso Jereissati. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comentou a importância da vacinação em massa dos brasileiros para frear o aumento de casos no país.

“Não é uma competição entre setor público e privado: é comunhão de vontades, é convergência, é união, é solidariedade. É disso que nós precisamos. Nós não precisamos saber de onde vem, desde que seja certificada a vacina; adquirida por quem for, nós temos que usá-la para vacinar, especialmente os mais vulneráveis, o grupo de risco, no Brasil, de maneira prioritária”, afirmou Pacheco.

Uma nova audiência pública da Comissão de Covid do Senado está marcada para a próxima segunda-feira (15) e contará com a presença de outros governadores de Estado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)