Em Iguatu, 73% das doações de sangue em 2021 são de coletas externas

Blog do  Amaury Alencar
0

 






O Hemocentro Regional de Iguatu, unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), adotou como estratégia durante o período de isolamento social a descentralização das coletas externas realizadas nos municípios da região Centro Sul. A iniciativa promove em algumas cidades mais de uma coleta no mesmo mês, facilitando o acesso de doadores e alcançando um número maior de voluntários.

As doações recebidas fora da unidade fixa de Iguatu representam 73% do total de bolsas coletadas em 2021. Nos últimos dois meses, o hemocentro recebeu 944 bolsas de sangue — destas, 692 foram realizadas fora da sede. A descentralização das coletas itinerantes permitiu ao hemocentro passar mais dias no mesmo município e, assim, visitar bairros diferentes no mesmo mês, atingindo mais candidatos e aumentando as doações. Anteriormente, a unidade realizava em torno de uma coleta externa por trimestre em cada cidade.

“É muito importante esse trabalho que o Hemoce realiza em levar a doação aos municípios que não têm pontos de coleta, porque muitas pessoas não têm oportunidade de fazer esse deslocamento. Sempre realizo as minhas doações nessas coletas itinerantes; a minha última foi em janeiro, em Várzea Alegre”, conta a doadora Paula dos Santos, que já realizou 16 doações de sangue.

Com o aumento significativo de casos de Covid-19 em todo o Estado, medidas restritivas foram adotadas com o objetivo de conter a proliferação da doença. Pensando nisso, desde setembro do ano passado, o Hemoce Iguatu vem praticando alternativas para manter as doações de sangue em dia e garantir o atendimento a pacientes que precisam realizar transfusão sanguínea na região Centro Sul. Nesse período, os municípios de Icó e Aiuaba já organizaram duas coletas. Tauá e Várzea Alegre realizaram três e quatro, respectivamente.

“Além da descentralização do atendimento, nós também ampliamos o número de parceiros nas cidades, realizamos o trabalho de conscientização com os gestores municipais sobre a necessidade da manutenção das doações de sangue nas coletas externas e solicitamos a liberação de espaços públicos, como escolas, para as campanhas de doação. Todas essas ações vêm nos ajudando a manter um estoque adequado”, afirma Emanuel Martins, coordenador da captação de doadores do Hemoce Iguatu.

Coletas externas

A coleta externa é o serviço que possibilita a realização do processo de doação de sangue por meio do deslocamento de uma equipe multidisciplinar para empresas, universidades, igrejas, ONG’s e/ou outras organizações que ofereçam todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, previamente aprovado pela equipe técnica do Hemoce.

Os interessados em levar o serviço de doação de sangue e cadastro de medula óssea para sua cidade ou organização na Região Centro Sul podem entrar em contato com o setor de captação de doadores da unidade pelo número (88) 3581.9408.

Doação segura

O hemocentro segue todas as medidas para garantir a segurança do doador, desde a exigência do uso obrigatório de máscaras, higienização com álcool gel, distanciamento entre as cadeiras da recepção e profissionais paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Para evitar aglomerações, o agendamento pode ser realizado no site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelo telefone (88) 3581.9408 (WhatsApp).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)