Ceará solicita ao Ministério da Saúde prioridade para policiais na vacinação

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Policiais militares no calçadão da Vila do Mar, onde houve três homicídios em 2021 (Foto: FÁBIO LIMA)
Policiais militares no calçadão da Vila do Mar, onde houve três homicídios em 2021 (Foto: FÁBIO LIMA)

Os agentes de segurança pública do Ceará podem ter a vacinação adiantada e serem prioridade para a aplicação dos imunizantes. Isso porque o Ceará está entre os estados em diálogo com os Ministérios da Saúde e Justiça para mudança do Plano Nacional de Imunização (PNI) e alteração da ordem de prioridade mais elevada para agentes da segurança. Segundo o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, em entrevista à Rádio O POVO CBN, o pedido já foi formalizado e há otimismo para concretização da mudança.

"Há mais ou menos duas semanas eu estou com outros secretários de segurança pública do Brasil fazendo uma gestão para que o Governo Federal no plano nacional de vacinação priorize os policiais", afirmou ele durante a entrevista. O titular da pasta ressaltou que após os profissionais da saúde, a segurança pública tem sido a segunda linha no combate à pandemia. "A gente sabe que primeira atuação é do pessoal da saúde, mas que, logo depois do pessoal da saúde, quem vem tendo uma atuação mais intensa do controle da pandemia é justamente a segurança pública", ressaltou.


A solicitação, segundo ele, faz parte de uma série de medidas para evitar a contaminação de agentes dentro da corporação, bem como proporcionar um ambiente seguro. Entre as iniciativas que já estão sendo aplicadas está a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel e outros materiais de higiene, além da testagem regular, segundo o secretário. 

Caron também ressaltou o maior número de agentes na rua para atender ações de fiscalizações das medidas dos decretos sanitários e e manter ações contra crimes. O secretário destacou ainda que 80% dos municípios do Ceará solicitaram o auxílio de policiais milites e bombeiros para ações contra a pandemia de Covid-19.

"Já há várias semanas nós estamos em tratativas, formalizamos esse pedido e estamos otimistas porque a inclusão desses profissionais na lista de maior prioridade depende do Governo Federal", esclareceu. Atualmente, os agentes da segurança se enquadram na fase 4 do plano de vacinação, após a imunização de idosos de todas as idades e pessoas com comorbidades, entre outros perfis. Nesta quarta fase, é previsto a ampliação dos profissionais a serem vacinados como funcionários do sistema de privação de liberdade, Forças Armadas, profissionais do transporte e da educação. 

O alerta quanto aos agentes de segurança vem diante do aumento de casos e mortes de policiais militares em decorrência de Covid-19. O secretário reconheceu o crescimento. "Vem ocorrendo algumas mortes, houve um aumento nos últimos dias, mas considerando os meses, vem se mantendo mais ou menos estável", afirmou. No intervalo de dez dias, cinco agentes da segurança — quatro da ativa e um aposentado - morreram em decorrência da Covid-19 no Ceará. Três deles somente na noite da última segunda-feira, 8.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol/CE), o deputado estadual Tony Brito (Pros), o afastamento de policiais tem afetado o funcionamento de unidades. “Algumas delegacias precisam pegar policiais de outros distritos policiais para não fechar, por conta do número de afastamentos”, disse Tony na terça-feira, 9, ao O POVO. Atualmente, existem 415 profissionais afastados sob licença médica (208 policiais militares e 207 policiais civis). 

                           O povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)