CARIRI : Projeto ensina moradores de comunidades carentes dos geossítios a gerarem renda,

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A Logística Reversa deve gerar emprego e renda para populações carentes do território do Geopark Araripe, além de contribuir para alcançar três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela ONU na agenda 2030.

O aumento do consumo da população faz crescer, em escala geométrica, a quantidade de resíduos sólidos depositados em lixões a céu aberto nos seis municípios do território do Geopark Araripe. Para mitigar os efeitos dessa prática, o Geopark Araripe está desenvolvendo o projeto “Estudo para implantação de ações sistemáticas para iniciar a prática da logística reversa de resíduos sólidos em comunidades”. Iniciado em 2020, 100 pessoas já foram beneficiadas.

O projeto deve gerar emprego e renda em todos os Geossítios e mitigar os danos causados ao meio ambiente pelos resíduos sólidos. O primeiro passo foi o diagnóstico e o planejamento de ações a serem realizadas como cursos de educação ambiental, saúde, economia e empreendedorismo, oficinas de preparação para o associativismo e cooperativismo para a criação de geoprodutos a serem desenvolvidos com os resíduos. Até o momento já foram contactadas as comunidades do Caldas, do Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, Pedra Branca, do Geossítio Pedra Cariri, Olho d´água e Sítio Gostoso do Geossítio Ponte de Pedra em Nova Olinda e Sertãozinho do Geossítio Batateiras em Crato.

O projeto pretende constituir uma rede de coleta seletiva e apoiar a implantação de associações e/ou cooperativas de catadores nas comunidades. A coordenadora do projeto Jeanne Sidrim informou que devido a pandemia de COVID-19 os outros municípios ainda não foram contemplados, mas quando retornarem às atividades com segurança, as outras comunidades serão beneficiadas.

A equipe, que inclui a bolsista Luana Pessoa de Oliveira Araújo e a voluntária Jéssica Ingrid Marinho Chaves, identificou nas pessoas envolvidas a falta de informação sobre a separação do lixo, reciclagem ou reuso. Os prejuízos causados ao meio ambiente, ao solo e à saúde da população são imensuráveis.

 

Logística Reversa

Pouco conhecida, a Logística Reversa é um processo que permite que parte dos resíduos jogados em lixões retornem como matéria prima a produção, e tem como efeito positivo, a redução da poluição do meio ambiente, beneficiando também a sociedade e empresas.

A administração correta desses resíduos sólidos, por meio da coleta seletiva, permite que as famílias capacitadas possam se sustentar com o retorno financeiro adquirido. A atividade consiste em separar os materiais recicláveis para comercializa-los e servirem como base econômica em termos de matérias-primas e energia.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A coleta seletiva e o gerenciamento adequado dos resíduos contribuem com o alcance das metas contidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030. Seu propósito entre outros, é proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Os objetivos alcançados são o 08, que está relacionado à promoção de políticas que incentivem o empreendedorismo e a criação de empregos de forma sustentável e inclusiva; o objetivo 13, cuja meta é melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima e o objetivo 11, que consiste em transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)