Camilo se reúne com governadores do Nordeste para discutir aquisição da vacina Sputnik V

Blog do  Amaury Alencar
0

 






A reunião aconteceu virtualmente no fim da tarde desta quinta-feira. (Foto: Reprodução/Twitter)
A reunião aconteceu virtualmente no fim da tarde desta quinta-feira. (Foto: Reprodução/Twitter)

O governador Camilo Santana (PT) se reuniu virtualmente na tarde desta quinta-feira, 11, com outros governadores do Nordeste para tratar da aquisição direta da vacina russa Sputnik V.

Ele disse que conversou, por telefone, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir sobre o mesmo tema. As informações foram divulgadas pelo chefe do Executivo cearense por meio de suas redes sociais.


No início deste mês, Camilo chegou a ir a Brasília para negociar a compra de doses da vacina diretamente com o laboratório União Química, representante do imunizante russo. A intenção é complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI), que é coordenado pelo Ministério da Saúde. 

Em relação à confiabilidade da vacina, cientistas dizem que a Sputnik V foi quase 92% eficaz, com base em resultados de testes em estágio final revisados por pares publicados no jornal médico The Lancet em fevereiro. O imunizante também foi aprovado ou está sendo avaliado para aprovação em três estados membros da União Europeia — Hungria, Eslováquia e República Checa.


No encontro virtual de hoje também participaram o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, e o assessor especial de Relações Internacionais do Ceará, César Ribeiro.

Total de 389.363 cearenses já receberam pelo menos uma das doses da vacina contra o coronavírus, de acordo com atualização desta quinta-feira, 11, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em relação às doses que chegaram ao Estado e foram distribuídas aos municípios, 67% já foram aplicadas.

Nessa quarta-feira, 10, mais de 109 mil novas doses da CoronaVac/Butantan chegaram ao Estado. Por meio das redes sociais, Camilo criticou o andamento do processo de vacinação e reclamou que continua lento em todo o País. Segundo ele, o governo estadual tem dialogado com Ministério da Saúde, Fiocruz e Butantan, para cobrar mais agilidade. Este foi o oitavo lote de imunizantes recebido pelo Ceará. 

(Com Agência Estado)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)