Barbalha inicia vacinação de idosos de 70 a 79 anos

Blog do  Amaury Alencar
0

 





A Secretaria de Saúde de Barbalha vai iniciou nesta terça-feira, 23, a vacinação das pessoas de 70 a 79 anos contra a covid-19. O drive thru será realizado das 8h às 11h no Centro de Artes e Esportes Unificados, CEU Parque da Cidade. A aplicação é exclusiva para os moradores atendidos pelos PSFs Centro I e II e Vila Santo Antônio.

A entrada será pelo portão ao lado da unidade de saúde, na Avenida Costa Cavalcante e a saída pela Rua Lídio de Freitas. É necessário levar um documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A vacinação continua nos postos de saúde, os idosos serão avisados pelos Agentes Comunitários de Saúde, ACSs, e não devem ir para outro local, para evitar aglomeração. Na última quinta-feira, 18, foram aplicadas 370 doses em mutirão de vacinação.

A coordenação de imunização orienta que as pessoas levem sua caneta, álcool gel e usem máscara.

As equipes de vacinação estão concluindo a imunização das pessoas acima de 80 anos, mas aqueles que se enquadram nessa faixa etária e por alguma razão não se vacinaram ainda, devem procurar as suas unidades de saúde para agendar a vacinação esta semana.


Doses aplicadas:

Trabalhadores da Saúde:

Dose 1: 2.231 - Dose 2: 1.581

Idosos 75+: Dose 1: 1.398 - Dose 2: 0


Idosos em Instituições de Longa Permanência:

Dose 1: 4 = Dose 2: 4


Doses recebidas:

Trabalhadores da Saúde (Coronavac/Butantan): Dose 1: 2.791 - Dose 2: 2.751

Idosos 75+:  Dose 1: 3.690 - Dose 2: 430


Do total de doses recebidas para idosos, 980 foram da Oxford/Fiocruz, as demais são da Coronavac/Butantan.


Vacinação Profissionais de Saúde

A secretária de Saúde, Sayonara Cidade, afirmou que o Município seguirá a determinação da Justiça Federal sobre a vacinação de profissionais da saúde. “Estamos recebendo os lotes 8 e 9 do Ministério da Saúde e há uma recomendação do Ministério Público para que não se vacine trabalhadores administrativos. Somente os da linha de frente, que são os que têm contato direto com os pacientes. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, coveiros, balconistas de farmácia, pessoas que recebem marcação de exame e urgência”.


Kits de intubação


Segundo a gestora, que é presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, as resoluções em relação aos kits de intubação serão aplicadas em Barbalha, que possui UTI em funcionamento. “O Cosems tem trabalhado incansavelmente para o controle da covid-19 e assistência aos pacientes. Junto com a Aprece e Secretaria de Saúde do Estado, a gente tem tentado melhorar a regulação do oxigênio e estamos nas tratativas sobre as medicações de intubação. Nós não temos ainda uma perspectiva segura de que o Ministério da saúde vai importar esses medicamentos”.

Em reunião com o secretário estadual da Saúde, Cabeto Sobrinho, foi decidido que o Estado vai efetuar a compra dos itens para os municípios que trabalham com intubação por covid-19 para 30 dias. “Isso ajuda muito porque dá tempo para os que não concluíram suas licitações ainda, realizarem as tratativas com os fornecedores para aumentar os percentuais e as resoluções do próprio Ministério em adquirir esses insumos”, concluiu Sayonara.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)