Tamboril e Catunda registram casos suspeitos da nova variante da Covid-19

Blog do  Amaury Alencar
0

 









Os municípios de Tamboril e Catunda registram um caso suspeito cada da nova variante da Covid-19. A descoberta da nova cepa acontece no momento em que o Ceará enfrenta um aumento preocupante nos casos positivos do vírus com ocupação de 100% dos leitos de muitos hospitais regionais e particulares. Os dois casos foram enviados para o Instituto da Fiocruz para tirar a contraprova.

Apesar de estar em investigação, à situação já é tratada como uma realidade em muitos municípios do Ceará.  A nova variante é uma das responsáveis pelo aumento do número de casos e o mortes no Amazonas. A situação é preocupante nos dois municípios e acende um alerta vermelho para a população, principalmente para quem desrespeita as medidas sanitárias 

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (17), o secretário de saúde de Catunda Rogério Mendonça foi taxativo e disse: “Não é tempo de brincadeira ou faz de conta, é preciso redobrar os cuidados: uso obrigatório de máscara, distanciamento social e limpeza das mãos”. Ele lembrou que o Ceará tem 90% das UTI’s ocupadas e esse número não para de crescer.


Em Tamboril, a paciente suspeita de contrair a nova variante chegou recentemente de São Paulo. Após passar por testes, ficou comprovado que ela estava infectada com Covid-19 e provavelmente a infecção seria pela nova variante vinda do Amazonas, São Paulo e outros estados. Após exame no Lacen, o município foi orientado pelas autoridades de saúde do Estado a enviar o exame para fazer a contra prova em um laboratório da Fiocruz do Estado do Pará.

Apesar das medidas adotadas, os dois municípios enfrentam um problema comum: as aglomerações clandestinas e a falta de cuidados por parte de uma parcela da sociedade. O cenário preocupa e o aumento de casos pode estrangular o sistema de saúde local.

Manuel Sales

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)