Sesc Ceará promove atividades socioeducativas com foco no envelhecimento ativo

Blog do  Amaury Alencar
0

 








(Foto: Reprodução)

O Sesc Ceará desenvolve ações voltadas ao interesse do público idoso de forma socioeducativa, como forma de atender às mais variadas faces do envelhecimento e à valorização da pessoa idosa enquanto sujeito de direitos. Não por acaso, o Trabalho Social com Idosos (TSI) vem intensificando sua atuação em razão da pandemia, uma vez que este grupo populacional está no perfil de risco da doença. Pensando nisso, a instituição deu início em 2021 às inscrições para diversas atividades, como oficinas, palestras, atividades físicas, dinâmicas de integração, seminários, cursos, dentre outras.

Nesse sentido, a ideia é apostar durante esse período nos aplicativos de mensagem e chamadas em vídeo, a exemplo do Zoom e Google Meet, como forma de integrar os idosos nas atividades idealizadas pelas unidades do Sesc em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu. Os idosos inscritos no TSI, assim, têm a chance de participar, mesmo que de suas casas, de ações com foco na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Protagonismo, Direitos Sociais e Cidadania, Memória e Histórias de Vida, Expressões Artístico-culturais e Intergeracionalidade.

As atividades e projetos variam conforme a Unidade Sesc e podem ser consultadas no ato da inscrição. No geral, entre as possibilidades, estão projetos de coral, dança, criação literária, bailes temáticos, que proporcionam aos novos integrantes descobertas para bem viver a velhice.

As inscrições do TSI podem ser feitas por homens e mulheres a partir de 50 anos. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a própria unidade para agendar o atendimento, que é feito de forma presencial e individualizada, mas seguindo todos os protocolos de segurança. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de Residência e taxa de anuidade (ver serviço abaixo).

Lazer, aprendizados e interação

Lucirene Façanha, 64, é frequentadora assídua do Sesc. Após se recuperar de um transplante de rim, em 2014, começou a fazer diversas atividades promovidas pela unidade Fortaleza, principalmente os voltados para arte e literatura, sua maior paixão. Tanto que, em novembro de 2020, seu primeiro livro de contos foi publicado, cuja venda ela realiza de forma virtual, por conta da pandemia. Enquanto isso, costuma fazer as atividades virtuais propostas pelo Sesc, até como forma de manter a mente ocupada neste período de isolamento social. “Participo dos grupos de literatura, de artesanato, eu acho ótimo. Temos assuntos para conversar, ideias para compartilhar, estamos juntos sempre, mesmo que distantes”, pontua.

Quem também participa do TSI é Maria de Fátima Quezado de Sousa. No auge de seus 67 anos, muito bem vividos, ela começou a frequentar o Sesc de Juazeiro do Norte em 2019, fazendo dança, hidroginástica e participando de encontros semanais, onde teve a oportunidade de conhecer várias pessoas animadas como ela. “Desde 2020, seguimos com as atividades de forma online. Teve, por exemplo, a Festa de São João, inclusive fui a Rainha do Milho. Já em fevereiro, a gente pulou Carnaval, sabe como é, dançar é comigo mesmo”, brinca. Sobre as ações e a equipe do Sesc, Maria de Fátima é só elogios. “Todos são muito prestativos, se preocupam com todos os participantes. É uma turma nota 1.000”, diz.

Quem também “ama de paixão” as ações do TSI é Maria Laurismar Gomes de Lima, de 71 anos. Frequentadora assídua do Sesc Sobral, ela garante que, apesar do distanciamento social, dá para participar das atividades online propostas pelo projeto. “No momento, a gente mata a saudade das amigas através dessas reuniões virtuais, que eu adoro”, destaca.

Já Maria Marliolinda, que vai completar 72 anos em março, considera o Sesc Crato como a extensão de sua própria casa. Para ela, tanto os frequentadores quanto os funcionários formam uma grande família. “Lá, encontramos todo o apoio que precisamos. A equipe traz para gente todo o conhecimento, como dicas de alimentação, cuidados com o bem-estar e, atualmente, sobre a vacina e como devemos nos cuidar e nos proteger neste momento de pandemia. Isso sem falar nos exercícios físicos online e nas oficinas, como de bijuteria, de laços de criança, bordado, pintura e por aí vai”, pontua.

Sonia França também considera o Sesc a sua segunda casa. E, assim como Maria Marliolinda, faz questão de destacar as boas amizades feitas durante os encontros. Ativa no TSI da unidade Iguatu desde 2006, Sonia é uma das mais entusiasmadas alunas nas atividades de dança, teatro e coral, talentos que ela não sabia que tinha. “O pensamento é geral: o Sesc é muito importante nas nossas vidas. É lá onde vivemos plenamente esse período de nossas vidas”, finaliza.

Onde encontrar o Trabalho Social com Idosos (TSI):

Fortaleza
Local: Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Inscrições: ao longo do ano
Mais informações: (85) 34529086

Crato
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Mais informações: (88) 3586-9173

Sobral
Local: Unidade Sobral do Sesc (Boulevard João Barbosa, 902)
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Mais informações: (88) 3611.0954 | (88) 993617259 | (88) 992826395

Iguatu
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Inscrições até o preenchimento das vagas
Mais informações: (88) 3581.1130

Juazeiro do Norte
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Inscrições: até 26 de fevereiro
Mais informações: (88) 3512.3355

Valores:

Anuidade: R$ 50,00 para a categoria de Público em Geral | Anuidade Gratuita para a categoria de Comerciário e/ou Dependente de comerciário | Emissão do Cartão Sesc: R$ 12,60 que é cobrada apenas de quem ainda não tem o Cartão Sesc | Documentos necessários para o idoso efetuar sua inscrição: RG, CPF e Comprovante de Residência.

Fonte: Assessoria SESC/CE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)