SALITRE : Governo do Estado faz a entrega da Casa de Farinha Móvel

Blog do  Amaury Alencar
0

 













O mês de fevereiro começa com uma boa notícia para os mandiocultores do município de Salitre, na região do cariri oeste.. Nesta segunda-feira (01/02), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário fez a entrega da Casa de Farinha Móvel. Os equipamentos,  foram adquiridos pelo órgão do Governo do Ceará a um custo de R$ 225 mil e o projeto piloto beneficia agricultores familiares. 

O modelo patenteado por uma empresa de Sergipe permite o atendimento de várias comunidades rurais ao mesmo tempo: de forma ágil, a um menor custo e com menor prejuízo para o meio ambiente. Além de dispensar gastos com edificação, a Casa de Farinha Móvel reutilizam água e reduzem em 70% a queima de lenha. O equipamento é capaz de descascar, triturar, prensar, torrar e peneirar a mandioca.

“Muitos produtores ainda são obrigados a administrar os custos com o transporte da mandioca de uma comunidade a outra, muitas vezes pagando caro em casas de terceiros”, argumenta o secretário De Assis Diniz. Quando montado em cima de uma carreta, a estrutura do equipamento mede dois metros de largura e seis de comprimento e um veículo tracionado é capaz de guiá-lo por estradas vicinais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)