Quixadá recebe unidade móvel do Sesc que deverá ofertar atendimento há cerca de 1.500 mulheres

Blog do  Amaury Alencar
0

 









  •  

Unidade móvel do Sesc está parada na praça José de Barros (Foto: Márcio Guedes)

Buscar meios de fortalecer a política de acesso aos serviços de saúde, é uma pauta importante das gestões. Ciente desta missão a Prefeitura de Quixadá através de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), traz ao município o Sesc Saúde Mulher, um caminhão itinerante com serviços de orientação, tratamento, diagnóstico e prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero.

De acordo com o Sesc o equipamento vai permanecer na cidade por três meses, devendo inclusive passar por outros bairros. A unidade móvel já se encontra na praça José de Barros e deve iniciar seus atendimentos a partir desta quinta-feira (25). Os serviços serão oferecidos sempre de segundas a quintas-feiras, sendo que de terça a quinta por todo o dia e nas segundas a partir do período da tarde.

Serão oferecidos exames de mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos, já os exames de prevenção poderão ser feitos por mulheres com idade entre 25 a 34 anos. O supervisor do Sesc Saúde Mulher, Emanoel Cristiano, explica que em alguns casos as mamografias podem ser feitas em um público ainda mais jovem. “Mulheres que possuem histórico familiar de câncer ou necessitem do exame para confirmação de algum diagnóstico ou segmento de tratamento, nós estaremos atendendo a partir dos 35 anos de idade”, afirmou. Já os exames de  prevenção poderão ser feitos por mulheres entre 25 a 34 anos.

O caminhão possui uma das estruturas mais atuais do País para o serviço de diagnóstico do Câncer com consultório para realização de exames, sala de mamografia com mamógrafo digital, estação de trabalho, negatoscópio e banheiro. Os laudos são emitidos por médicos do Hospital do Câncer de Barretos, uma das maiores referências do Brasil no tratamento de câncer, por meio de um sistema inovador que realiza o exame no caminhão instalado na praça, gera os dados para os médicos em Barretos, que de lá fazem o diagnóstico e devolvem o exame já com o resultado através do sistema.

Para poder fazer os exames, as mulheres que se enquadram no público-alvo deverão procurar a unidade de saúde mais próxima do seu bairro ou uma agente de saúde e agendar sua consulta no caminhão. O agendamento é importante para que não haja aglomeração neste período de pandemia. Todo o serviço é gratuito.

A secretária de saúde, Benedita Oliveira, destaca o importante benefício trazido à Quixadá através da parceria. “Demonstra uma preocupação com a saúde feminina, no que tange a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama”. O prefeito do município, Ricardo Silveira, disso que a parceria que proporcionou a chegada do serviço demonstra a preocupação com o público feminino. “A chegada do Sesc Saúde Mulher demonstra a nossa atenção com a saúde da mulher, a necessidade de que isso deva ser oferecido. Eu fico muito feliz em ver que vamos passar o dia internacional da mulher com esse caminhão aqui em nossa cidade, com esses serviços tão importantes para nossas mulheres”, destacou o gestor municipal.


            Monólitos Post 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)