O MUNICÍPIO DE PACUJÁ, INICIA SEU TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE, OBJETIVANDO CRIAR UMA VISÃO DE FUTURO NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO, COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL.

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O jovem ambientalista Elenilson Gouveia Carvalho (Léo), que está a frente do trabalho das ações para inserir o Município de Pacujá no CADASTRO da Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro, corre contra o Tempo para atender os critérios exigidos pela Secretaria do Turismo do Ceará - SETUR e do Ministério do Turismo. 
A tarefa não tem sido fácil porém é possível atender o que está sendo exigido ao município que precisa conhecer e compreender como um todo a importância e o que é Turismo,
Compreender sua estrutura no contexto social, econômico, ambiental e político além de identificar os "destinos turísticos", compreendendo sua natureza e funcionamento, além de estar atento à oferta da demanda turística como base para um planejamento satisfatório. Outro ponto de extrema importância é identificar os desafios para trabalhar as oportunidades em prol da evolução do turismo local, sem esquecer a cadeia produtiva que move o setor e seus atores. 
Para conhecer de perto a capacidade e o potencial turístico do Município de Pacujá, iniciei uma peregrinação na zona rural para conhecer de perto o potencial do trabalho dos artesões com a palha da carnaúba e o que me surpreendeu foi poder conhecer de perto o passo a passo para esse processo tradicional capaz de gerar renda e ocupação, gerando economia para o município. 
As mãos ágeis dos artesãos que trabalham o artesanato com a palha da carnaúba, matéria prima abundante na terra, me surpreendi com a agilidade e a beleza dos chapéus de palha, é uma variedade trabalhado com arte, que talvez o Brasil e o Ceará não conheça de perto este potencial, destaca Elenilson Goveia Carvalho.
As imagens abaixo, são a comprovação inconteste da força do artesanato a partir da palha da carnaúba, e o que mais surpreende é a técnica usada, a comerciante ROSÂNGELA RODRIGUES DE ALCÂNTARA que trabalha no setor há muitos anos, conhece bem a fundo essa arte, ela também domina a arte. E nas andanças pelo interior do município, uma parada na residência de dona MARIA MARCOS DOS SANTOS, domina e trabalha a arte desde os 5 anos de idade e hoje com seus 90 anos, com uma pequena faca bem afiada para "riscar a palha brinca": "estou com a faca na mão, mais não se preocupem porque ainda não estou louca". Ela é sem sombra de dúvida um ÌCONE DO ARTESANATO pela experiência de vida e pelas diversas artes que domina e pasmem, ela costura divinamente bem. Destaca Léo Carvalho.


                        






              


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)