Governo do Ceará abre 80 vagas para residência médica no Interior

Blog do  Amaury Alencar
0

 
















A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realiza processo para abertura de 80 novas vagas em residência médica dentro do Programa Ampliares. A previsão é de que os médicos residentes que participaram do edital de seleção da Residência Médica 2021 comecem a atuar já em março deste ano nas macrorregiões do Cariri, Norte, e Sertão Central.

O Ampliares — Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde — foi lançado em dezembro de 2020 com o objetivo de promover a integração ensino-serviço alinhada à regionalização das redes de atenção do Estado. O projeto foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (MEC) e realizará a formação de profissionais que fortalecerão a rede de atenção a partir das suas necessidades regionais.

Atualmente, as cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu e Caucaia contam com programa de residência médica vinculados à ESP/CE. Além dessas localidades, deverão ser incorporados ao programa os municípios de Sobral, Itapipoca, Icapuí, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Barbalha.

Para a supervisora do Centro de Residência em Saúde (Ceres) da ESP/CE, Alciléa Carvalho, o programa é uma importante ferramenta que fomentará a integração entre ensino e serviço no campo da saúde. “A residência traz esse diferencial de mudar a forma como os serviços realizam e ofertam suas práticas. E isso já é um movimento muito potente”, destaca.

A regionalização dos serviços de saúde nos 184 municípios cearenses é uma das ações prioritárias da Plataforma de Modernização da Saúde do Governo do Ceará.

Governo do Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)