Fato Histórico : Mesmo após a morte dos seus proprietários o casarão da Família Nuvens Alencar, no sítio Angico ainda existe há mais de 180 anos em Nova Olinda, continua sendo preservada pela família do Jornalista Amaury Alencar

Blog do  Amaury Alencar
0

 






                                                                       Foto > João Paulo Moropo 

    Nova Olinda. A casa mais antiga deste município se localiza no Sítio Angico, distante 6 quilômetros da sede. Hoje, a velha morada que pertenceu a Francisca Nuvens Alencar, conhecida na localidade como dona Lobélia. que Era casada com Raimundo Aquino de Alencar,  ambos já falecidos. . No velho casarão, hoje com mais de 180 anos de existência, reside apenas  um dos seus filhos Erasmo Alencar. 

A casa foi construída na época pelo antigo proprietário do Sítio Angico, Manoel Tomás de Aquino. A ligação familiar vem de longe. Ele era o avô de Raimundo Aquino. Da união com Lobélia, em janeiro de 1937, realizada na vizinha cidade de Santana do Cariri, nasceram 16 filhos, 20 netos e 5 bisnetos.

Dona Lobélia era na época detentora de muitas  histórias para contar, mesmo nos rincões de Nova Olinda e que hoje passa a ser referência histórica no contexto regional, a exemplo do que aconteceu na guerra de 1914. Os proprietários da casa, neste período, foram expulsos de lá pelos capangas de Floro Bartolomeu e tiveram que se refugiar, no  Sítio Silêncio, em Potengi, para não morrer.

A marca da luta travada pelo bando com as tropas do governo ficou nas portas. Os furos de balas  em algumas paredes da casa, mediante o conflito.  Voltaram para o casarão algum tempo depois dos conflitos da guerra.

A casa tem outro marco histórico. O local serviu de sede inicial para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os primeiros agricultores e filhos de lavradores alfabetizados de Nova Olinda passaram pela sala do velho casarão. O professor foi Joaquim Henrile de Alencar.

A falta de energia elétrica no local e água encanada demonstrava a precariedade de vida existente na localidade. A água era carregada na cabeça para encher os potes de água e em lombos de animais. A modernização veio e com ela a água encanada e a energia.

Até 1962, o piso do casarão era de pedra e somente depois deste período foi revestido para tijolo. A família ainda conserva o pilão de pilar para socar o arroz. Após passar a semana na roça, nos fins de semana os filhos se reuniam e iam pilar arroz para se alimentarem durante a semana.

A agricultura continuava sendo a principal fonte de sobrevivência do grupo. A família Nuvens Alencar, chegou a se destacar  no município como os primeiros agricultores a plantarem 25 hectares de arroz e colherem no cacho, além de haver tido o seu filho, Joaquim Henrile de Alencar, como o maior produtor de milho do município de Nova Olinda, no ano de1989.

Ele recebeu, pelo mérito, uma medalha do então governador do Ceará, Gonzaga Mota. Além disso, a família Nuvens Alencar foi a pioneira na realização do primeiro festival do Milho na região do Cariri. Os participantes tiveram a oportunidade de degustarem produtos derivados à base de milho. Este evento ocorreu na época do paio do velho casarão do Sítio Angico.  

   
         Com informações da   Jornalista Elizângela Santos 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)