Sema reúne-se com prefeitos para esclarecimentos sobre o programa Agente Jovem Ambiental

Blog do  Amaury Alencar
0

 




       








Na tarde desta segunda-feira (15), o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, se reuniu com representantes de prefeituras municipais do Ceará, para um “tira-dúvidas” sobre o programa Agente Jovem Ambiental (Sema). Participaram da reunião,  representantes de 75 municípios, totalizando 135 participantes. O encontro virtual, realizado com o apoio da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará  (Aprece), abordou assuntos relacionados, principalmente, aos critérios de elegibilidade e capacitação dos jovens e à participação das gestões locais no processo.

Entre as dúvidas dos gestores estavam aquelas relacionadas à questão das ações que deverão ser empreendidas pelos municípios, destacam-se: quantidade de aprovados por localidade, sobre cursar escola em tempo integral e outros benefícios além da bolsa de R$ 200,00. O Secretário explicou que será assinado um termo de cooperação com os municípios e muitas dúvidas serão esclarecidas. “O programa é de inclusão social”, disse. “O importante é priorizar quem não é beneficiado por nenhum outro programa, queremos dar uma chance para quem nunca teve chance alguma”, destacou. Com a parceria da Aprece, a Sema receberá dados atualizados de todos os prefeitos, assim como a definição do gestor que será o ponto focal do AJA em cada município.

AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. São dez mil vagas disponíveis e as inscrições foram abertas na última sexta-feira (12). Até o dia 15, a Sema já havia recebido mais de 40 mil inscrições.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)