Viametro deve tirar cobradores e implementar autoatendimento em ônibus no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0

 






                   

                                           Foto > Divulgação / Viametro 


A Viametro Cariri, empresa responsável pelas rotas urbanas e metropolitanas no Crajubar e Missão Velha, irá começar a implementar o serviço de autoatendimento em suas rotas. De acordo com a empresa, a primeira rota a operar desta forma será a linha para o bairro Novo Juazeiro, em Juazeiro do Norte, já neste sábado (30). O modelo, que funciona sem o cobrador, permite ao passageiro utilizar apenas o cartão do Bilhete Único Metropolitano (BUM) já com recarga para poder passar a catraca.


A iniciativa, que já acontece em Fortaleza desde outubro de 2018, visa evitar o contato direto do passageiro com o funcionário do transporte neste período de pandemia de Covid-19, bem como tornar mais rápido e fácil o processo de embarque e desembarque, evitando também riscos como a evasão de valores de passagens no transporte. Para àqueles que, no entanto, não possuem o cartão, a Viametro irá vende-los temporariamente dentro dos ônibus, e também efetuar recargas.

A medida deve ser uma solução transitória, sendo que o cartão deve atender de forma emergencial aquelas pessoas que ainda não estão com o cartão BUM, mas adentram no ônibus e precisam de uma solução. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, informou através da assessoria do Governo do Estado que, assim como na capital, “o autoatendimento deve ter avanço, já que é uma medida que visa promover o distanciamento e também a facilidade de embarque do passageiro”.

Segundo a empresa, a linha 01 – Centro/Novo Juazeiro, que faz parte da malha urbana municipal de Juazeiro do Norte, deve começar neste sábado com o serviço, que poderá ser ampliado para mais veículos e outras rotas da Viametro futuramente. O motorista não irá efetuar a troca de valores, recebendo apenas o cartão BUM com chip na catraca, a ser fornecido dentro do transporte aos que não o possuem.

Já existem diversos pontos para compra e recarga do cartão, tais como o guichê da Viametro no Centro de Multiuso de Juazeiro (por trás do Vapt-Vupt); garagem da Viametro/Guanaba; rodoviárias de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pontos de recarga em diversas redes de farmácias pelo Cariri. A empresa ressalta ainda que haverão mais pontos pela cidade para aquisição do cartão, que deve ser distribuído gratuitamente, com pagamento apenas do crédito mínimo suportado pelo cartão para uso em passagens nos transportes coletivos.

                 (Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)