Ricardo Silveira realiza primeira reunião com comitê especial e traça estratégias para o combate a COVID-19 em Quixadá

 






O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, realizou a primeira reunião com o Comitê Especial de Enfrentamento ao Covid-19 de Quixadá (CEEC), com profissionais médicos, enfermeiros, além da Secretária de Saúde, Benedita Oliveira. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, e definiu novas ações e estratégias para o enfrentamento da pandemia.

Quatro enfermeiras e quatro médicos que atuam em diferentes equipamentos do município, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Eudásio Barroso, participaram do encontro. Entre eles, o médico infectologista Antônio Francilino de Carvalho.

A reunião do Comitê Especial de Enfrentamento ao Covid-19 de Quixadá (CEEC) aconteceu no Paço Municipal e teve cerca de 2h:30min de duração (Foto: Cleyton de Paula)

O encontro durou cerca de duas horas e meia e deliberou importantes iniciativas que serão instituídas através da Secretaria Municipal de Saúde, para o tratamento de pacientes com sintomas ou que apresentem teste positivo para a Covid-19. Entre elas, a criação de um novo protocolo para o tratamento e manuseio do paciente e uma operacionalização que permita um acompanhamento mais eficaz dos pacientes que apresentarem quadro suspeito.

Os atendimentos continuam sendo feitos pela UPA, que em breve deverá reestruturar sua equipe para fazer o acolhimento dos casos mais de perto, afim de que essas informações possam servir como base para a formulação das estratégias. Ricardo Silveira, que também é médico, disse que o Comitê é uma importante iniciativa para traçar metas e discutir soluções mais pertinentes ao cenário pandêmico ainda enfrentado pelos quixadaenses.

“Nos reunimos para tratar novas ações de combate a essa pandemia em nossa cidade, e se Deus quiser nos vamos, em breve, ter algumas notícias destas novas ações que serão implementadas, com o único intuito: de poder fazer com que a população de Quixadá possa um acesso melhor, e melhores condições de tratamento com essa pandemia que infelizmente que já causou a perca de muitas famílias quixadaenses”, disse o prefeito de Quixadá.

Ricardo Silveira aproveitou o encontro com os profissionais de saúde e cobrou índices maiores de resolutividade nos tratamentos que são realizados pela UPA e pelas demais unidades de saúde. Sobre o CEEC, o gestor do Município agendou para a próxima semana um encontro com profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), para repassar as primeiras orientações contidas no protocolo que a equipe vai utilizar.

“Nossa equipe está trabalhando para mudar a realidade da Covid em Quixadá”, frisou Ricardo Silveira.


Monólitos Post