Bosques da Memória: familiares plantam mudas em homenagem às vítimas da Covid-19 em UCs estaduais

Blog do  Amaury Alencar
0






Muita emoção neste sábado (12), pela manhã. Dezenas de pessoas foram plantar mudas em homenagem aos seus entes queridos levados pela Covid-19. No Parque Estadual do Cocó, o ato foi aberto com falas do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno; do secretário adjunto, Fernando Bezerra; e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT). Para Bruno, “além de eternizar a lembrança dos mortos pela pandemia, o ato protesta contra o desmatamento e outros ataques cometidos contra a natureza”.

No Cocó, o primeiro a fazer o plantio foi jardineiro Jerônimo Santos da Silva, funcionário do Parque, que perdeu duas pessoas da familiar durante a pandemia.

Fernando Bezerra ressaltou que este é um movimento nacional realizado em 17 estados que possuem mata atlântica e lembrou “do heroísmo dos profissionais de saúde”. Para Acrísio, “foi uma forma sensível de intensificar o reflorestamento tão necessário ao Estado”. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) informa que o Bosque continuará aberto para quem quiser fazer o plantio posteriormente. Paulo Lira, gestor do Cocó, reforçou que as pessoas podem vir pegar mudas e plantar em outros locais. O plantio ocorreu simultaneamente no Parque Estadual Botânico do Ceará (Caucaia) e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja (Guaramiranga).

A campanha nacional, denominada Bosques da Memória, é uma iniciativa conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. No Ceará, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da SEMA.
A campanha, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação, em esperança, dá início, na Mata Atlântica, à Década da Restauração de Ecossistemas.

“As três UCs foram escolhidas por se tratarem de Postos Avançados da Mata Atlântica e onde encontram-se remanescentes do bioma com excelente grau de preservação”, explica Fernando Bezerra, que também é representante do Ceará no Conselho da RBMA. As atividades seguiram os protocolos sanitários previstos no decreto estadual: máscaras, distanciamento e álcool em gel.

SERVIÇO

Bosques da Memória: uma homenagem às vítimas da Covid-19 em UCs estaduais

Parque Estadual do Cocó
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja (Guaramiranga).
Endereço: Sítio Campo Batalha, Guaramiranga-CE.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)