TSE e TREs tratam dos últimos preparativos para as Eleições 2020

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Na manhã desta segunda-feira (9), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participou de reunião virtual com o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) para tratar dos últimos preparativos para o primeiro turno das eleições municipais do próximo domingo (15).

Um dos principais temas discutidos foi a situação da falta de energia no Amapá em virtude de problemas em gerador que abastece a região. O presidente do TRE-AP, Rommel Araújo, informou que a energia está sendo retomada de forma gradativa, e que a expectativa é de que, no dia da eleição, 70% a 80% do abastecimento esteja normalizado. No domingo (8), o estado recebeu baterias reservas enviadas pelo TSE para garantir o funcionamento das urnas.

Nesse sentido, o ministro Barroso afirmou que devem ser adotadas novas estratégias voltadas aos eleitores do Amapá, para garantir uma votação segura. A ideia é tranquilizar os eleitores do estado de que não haverá nenhum tipo de interrupção durante a votação.

A pedido do ministro Barroso, também participou da reunião o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, que informou sobre a criação de um gabinete de situação após os ataques de hackers sofridos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última semana.

O objetivo é prevenir e estar preparado para ações semelhantes no dia da votação. Os integrantes desse gabinete têm duas reuniões diárias, uma delas com os secretários regionais, com orientações implementadas de acordo com as ações que estão sendo tomadas dentro do TSE.

Além disso, estão sendo feitos back-ups de hora em hora, diariamente, com vários requisitos de segurança e acesso. Senhas de todos os servidores e colaborares tiveram de ser alteradas e credenciais de acesso antigas foram eliminadas para garantir um ambiente ainda mais seguro. Ele também informou que 75% das urnas já estão carregadas e lacradas prontas para serem enviadas aos locais de votação.

“Estamos tomando todas as ações preventivas no sentido de garantir que todas as fases tenham a total proteção sem qualquer possibilidade de invasão”, disse Janino, ao informar que tem equipes trabalhando 24 horas por dia no monitoramento.

O ministro Barroso agradeceu pelo trabalho extraordinário dos tribunais regionais e afirmou que todas as intercorrências serão acompanhadas, sendo esperado um percentual mínimo de abstenção.

O presidente do Coptrel, desembargador Jatahy Júnior, agradeceu ao presidente do TSE em nome dos demais presidentes por facilitar o trabalho da Justiça Eleitoral em todo o país diante dessas condições de realizar eleições no meio de uma pandemia. Lembrou o diálogo rápido e permanente que o ministro Barroso manteve com o Congresso Nacional para garantir que as eleições seriam realizadas ainda em 2020, ainda que com o adiamento de 42 dias. Destacou também as parcerias com especialistas de saúde e instituições privadas que viabilizaram a segurança do pleito em relação à saúde dos eleitores.

Segundo ele, é por ações como estas que a Justiça Eleitoral, sob a liderança do ministro Barroso, vai entregar os novos prefeitos e vereadores eleitos no próximo domingo.

“Em nome do colégio, só tenho a parabenizar e agradecer esse trabalho, que certamente vai entrar para a história da Justiça Eleitoral como uma das eleições mais difíceis a serem preparadas e realizadas”, afirmou.

O presidente do TRE de São Paulo, Waldir Nuevo Campos, reforçou as palavras ao fazer referência à “gestão eficiente e brilhante que facilitou sobremaneira o nosso trabalho”.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)