Estudantes de Cascavel são destaque em prêmio nacional de ciência e tecnologia

Blog do  Amaury Alencar
0

 






Vespertílio 01 é robô semeador para a agricultura familiar (Foto: Reprodução/Youtube)
Vespertílio 01 é robô semeador para a agricultura familiar (Foto: Reprodução/Youtube)

Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Cascavel, a 65km de Fortaleza,  foram os grandes destaques da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, projeto de iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Dos três projetos vencedores nacionais, dois foram de escolas estaduais do município, que ficaram nas duas primeiras colocações. Outra ação, de uma terceira instituição, foi uma das ganhadoras pelo júri popular.

O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 19, em um evento online apresentado por Felipe Castanhari nos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. O apresentador chegou a chamar a cidade de "Vale do Silício brasileiro", numa menção a região da Califórnia, nos EUA, que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia.



A cidade de Cascavel vem se tornando referência na premiação, já que, na sua sétima edição, as escolas do município se fizeram presentes em quase todas as etapas finais. Neste ano, o projeto vencedor nacional, realizado pelos alunos da Escola Estadual Edson Queiroz, impressionou a todos, com a elaboração do robô.


“A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável. Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”, disse Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do Cenpec.

O robô a que se refere a presidente foi projetado por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz. Eles foram os grandes campeões nacionais, com o projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”. Os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio desenvolveram um robô com materiais recicláveis e movido à energia solar, com capacidade de auxiliar os produtores no plantio das sementes. A iniciativa tem como principal objetivo beneficiar a agricultura familiar por meio do aumento de produção com menor esforço físico, além de reduzir os impactos ao meio ambiente. A ideia surgiu com o aluno Ud Madeiro. 

UC Madeiro foi o aluno que idealizou o robô
UC Madeiro foi o aluno que idealizou o robô (Foto: Reprodução/Youtube)


Além de mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone, enquanto a escola levará uma Smart TV.

Confira a apresentação do projeto

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Ronaldo Caminha Barbosa ficaram na segunda colocação, com o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”. Eles sintetizaram um revestimento inovador, que prolonga a vida útil de sementes durante o período de armazenamento.

A premiação é de uma Smart TV Samsung ao colégio e um tablet para cada estudante da equipe.



Já os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, foram um dos vencedores por júri popular, por meio de votação pública, com o projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”. Eles, propondo um saída para a problemática do acesso à água tratada, utilizaram resíduos agroindustriais de abóbora como um biocoagulante facilitador do processo.


O terceiro colocado nacional foi de alunos do Instituto Federal de Pernambuco - PE. Os outros dois vencedores pelo júri popular foram de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca - PE e da Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros - RN.

Entenda a premiação

O Prêmio Resposta para o Amanhã é um programa da Samsung que estimula alunos (do ensino médio) e professores de redes públicas do Brasil a desenvolverem soluções de problemáticas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Assim, há a criação de propostas inovadoras para problemas reais em situações concretas.

Confira os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã - 2020

Vencedores nacionais


1º lugar
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

2º lugar
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
Cascavel (CE)

3º lugar
IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

Menção honrosa

CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
Palotina (PR)

Júri popular

EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
Cascavel (CE)


IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Currais Novos (RN) 

o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)