6,5 milhões de eleitores cearenses decidem neste domingo o prefeito e vereadores de 184 municípios — Foto: Heloise Hamada/G1

6,5 milhões de eleitores cearenses decidem neste domingo o prefeito e vereadores de 184 municípios — Foto: Heloise Hamada/G1

6,5 milhões de eleitores cearenses decidem neste domingo o prefeito e vereadores de 184 municípios — Foto: Heloise Hamada/G1

O Ceará terá 6.567.760 eleitores aptos a votar em 2020, conforme dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O crescimento é de 4,7% nos últimos seis anos. O eleitorado vai decidir o prefeito e os vereadores que farão a gestão dos 184 municípios cearenses pelos próximos quatro anos.

Com a pandemia da Covid-19, as eleições municipais de 2020 têm mudanças nas regras para garantir a segurança sanitária e o distanciamento social entre os eleitores. O diretor-geral do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, reforçou as modificações previstas para o primeiro turno, que acontece no domingo (15).

Tire todas as dúvidas sobre a eleição.

Documentação

Na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Título eletrônico

e-Título — Foto: Beatriz Monteiro/G1

e-Título — Foto: Beatriz Monteiro/G1



Caso o eleitor tenha feito o cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao mesário. O app está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Como usar: Após baixar o app no celular, basta inserir os dados pessoais exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral. Se houver discordância, o sistema não validará o cadastro.

O e-Título também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, código que possibilita a leitura pelo próprio celular.



Horário de votação ampliado

Nestas eleições, o horário de votação foi ampliado para uma hora mais cedo. Portanto, os eleitores aptos a votar irão às urnas dentro do período de 7h as 17h. O intuito da ampliação é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

Horário para idosos

O horário de 7h as 10h será preferencial para pessoas maiores de 60 anos. No entanto, eles podem, se preferir, votar em outro horário dentro do tempo de votação. Outras pessoas também podem votar entre as 7 e 10 horas, desde que respeitem o atendimento prioritário.

Covid-19

Se o eleitor estiver com febre no dia da eleição ou tenha sido diagnosticado com covid-19 nos 14 dias antes do pleito, a orientação é que fique em casa. Nesse caso, ele pode apresentar justificativa de ausência até 60 dias após a eleição, apresentando documento comprobatório (atestado médico, exame, etc).

Seção eleitoral

A Justiça Eleitoral realizou uma equalização em seções eleitorais, especificamente para a realização das Eleições Municipais 2020, com o objetivo de otimizar a utilização das urnas eletrônicas. Por isso, cerca de 850 mil eleitores cearenses tiveram suas seções alteradas e devem consultá-las com antecedência. 


( G1 ce) 

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib