O Brasil ultrapassou a marca de 153 mil mortos pelo novo coronavírus, com 5,2 milhões de infectados pela doença, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na última sexta-feira (16). Apenas seis municípios no país não registraram um único caso sequer desde o início da pandemia, em março.

Quatro cidades sem contágio por Covid-19 ficam em Minas Gerais: Botumirim, Cedro do Abaeté, Pedro Teixeira e São Thomé das Letras. Na região Sul, os municípios de Laranjal, no Paraná, e Cerro Branco, no Rio Grande do Sul, também não registraram casos de coronavírus.

São Thomé das Letras, presente na rota turística de Minas Gerais, proibiu a entrada de visitantes desde março para proteger seus moradores. A prefeitura instalou barreiras sanitárias, que funcionam 24 horas por dia, nas entradas que dão acesso ao município. Na última quinta-feira (15), a Justiça determinou que a cidade volte a receber turistas.

“A cidade só pode receber 20% da capacidade de leitos disponível no município. Aqui na cidade não possuímos hospital. Apenas essa UBS, que é uma unidade de atendimento básica. Não temos leito de UTI, respirador, não temos. A gente tem apenas um respirador para apenas transporte do paciente”, disse a coordenadora de Vigilância de Saúde da cidade mineira em entrevista à Globo.

Segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelas autoridades locais acabam evitando o registro de casos.

Yahoo Notícias