Candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto participou, na manhã desta segunda-feira (5), do terceiro encontro temático para elaboração de seu Plano de Governo. Desta vez, ele se reuniu com o trade turístico, reunindo cerca de 30 representantes de toda a cadeia, que envolve turismo de eventos, negócios, lazer e religioso, além dos setores de entretenimento, receptivo, hospedagem, bares e restaurantes.

Ao lado do candidato a vice-prefeito Élcio Batista (PSB), Sarto defendeu incentivo ao turismo e firmou o compromisso de dialogar com o setor, que vem sendo atingido pela pandemia e tem importante participação na economia e no desenvolvimento da Capital. "A gente vai buscar o que está sendo feito de resultado positivo no Brasil e no mundo e, com o jeito cearense, fortalezense, importar e aquecer essa economia que é importantíssima pra Fortaleza e estado do Ceará", enfatizou o candidato, durante o encontro no Hotel Sonata, na Praia de Iracema.

Segundo Sarto, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) avançou em muitos projetos, sendo um exemplo as obras de revitalização da avenida Beira Mar, mas ainda é preciso trabalhar muito para realizar cada vez mais. "Diante de um cenário de crise, nós precisamos nos reinventar", ressaltou, acrescentando que Fortaleza tem se transformado, se modernizado e o turismo é, sem sombra de dúvidas, uma vocação.

Sarto afirmou ainda que o estímulo ao turismo incentiva negócios em diversas áreas e fomenta emprego gerando oportunidades. Segundo ele, boa parte dos empregos no setor tem como mão de obra a população da periferia. "Esse é um setor que envolve uma série de atividades, direta e indiretamente, como hotéis, pousadas, restaurantes, taxistas, Uber, produtores de eventos. Há toda uma categoria que precisa ser ouvida", disse.

Élcio Batista defendeu a diversidade de atrações para estimular o turismo. Segundo ele, é preciso fortalecer a identidade local, pois nenhum turista quer visitar um destino que não tenha alma, espírito, identidade. "Valorizar o turismo é valorizar as pessoas, valorizar os negócios, a gastronomia local", exemplificou.

O vice-presidente da Associação da Praia do Futuro, Ivan Assunção, destacou que nos últimos anos houve diálogo e apoio do prefeito Roberto Cláudio, com avanços na definição de um acordo para ordenação da Praia do Futuro. "Há um grupo de trabalho. Se não fosse a pandemia,  teríamos fechado a proposta", disse Assunção. Em seguida, ele solicitou que o diálogo se mantenha.

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos no Ceará (Abeoc), Enid Câmara, disse que é preciso olhar o setor de eventos e turismo como atividade geradora de desenvolvimento. Ela reforçou que o segmento foi muito impactado pela pandemia e que são fundamentais políticas públicas que fortaleçam essas cadeias produtivas que dependem do turismo.

*Encontros temáticos*

Os encontros temáticos reúnem representantes de diferentes segmentos da sociedade civil para colher ideias e sugestões e construir de forma participativa o Plano de Governo de Sarto e Élcio para a Prefeitura de Fortaleza. Já houve discussões nas áreas de Juventude e de Esportes. Além dos encontros temáticos, plataforma na página do Facebook de Sarto possibilita que a população interaja e envie sugestões ao Plano de Governo.

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib