Professores inovam na forma de ensinar e são destaque na educação em Brejo Santo

Blog do  Amaury Alencar
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Os educadores Rejane Arruda Sampaio e Gilvando Vieira da Silva da escola profissionalizante Balbina Viana Arrais localizada no município de Brejo Santo, criaram o projeto Círculo de Cálculo e foram destaque na segunda edição do caderno de Práticas de Gestão Escolar do Jovem do Futuro. A edição é realizada pelo Instituto Unibanco, em parceria com cinco Secretarias Estaduais de Educação. O projeto Círculo de Cálculo trabalha temas como: déficit de aprendizagem, protagonismo juvenil, operações básicas de Matemática, monitoria e melhoria da aprendizagem.

                       

Como surgiu

Em uma aula do primeiro ano, a professora diretora de turma Maria Elaine Jacobina provocou um diálogo com os alunos do 1° ano do curso técnico em comércio turma de 2019, sobre dificuldades de aprendizagem e os jovens relataram que não conseguiam aprender alguns conteúdos, principalmente os que exigiam cálculo. Desse diálogo decidiram criar um momento específico para sanar essas dificuldades, tendo como base um projeto, que intitularam "Círculo de Cálculo".


Proposta

A proposta foi elaborada por alunos e professores, sendo implementada tão logo se deu a aprovação pela equipe gestora. Inicialmente, ficou definido que seria feita uma seleção de monitores para auxiliar os professores. Os alunos de cada sala do primeiro ano foram divididos em grupos de 15, o objetivo era fazer com que os alunos se sentissem mais à vontade em expor suas dúvidas.


Resultados

O projeto atingiu seus objetivos. Analisando o desempenho dos alunos participantes, foi observado que 35% apresentaram um aumento gradativo em suas médias na disciplina de Matemática, na comparação entre o primeiro e o segundo período. Já do segundo para o terceiro período, esse índice subiu para 58%, 23% a mais do que na etapa inicial.


Comunidade escolar

A comunidade escolar percebeu que, quando uma ação é implementada a partir das necessidades de seus agentes, a iniciativa possibilita maior corresponsabilidade, integração e engajamento.  A coordenadora pedagógica da escola afirmou que a prática continuará e o objetivo é atingir resultados ainda melhores nos próximos anos.

*Victória Ellen da redação do Blog do Farias Júnior.

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