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Para que as pessoas com deficiência tenham ampliado o acesso aos serviços públicos, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid), e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmam parceria para ofertar atendimento acessível à comunidade surda.

A celebração da parceria ocorre nesta quarta-feira (7), às 9h, na sede do Detran da Maraponga, com a presença da coordenadora da Copid, Vyna Leite; do superintendente do Detran, Igor Ponte; e do diretor da Escola de Educação para o Trânsito, Ubiratan Teixeira.

A parceria será viabilizada pela Central de Interpretação de Libras (CIL), que funciona como uma ponte entre ouvintes e comunidade surda.

“Vamos levar esse atendimento da CIL para dentro do Detran, ofertando uma comunicação acessível para que a comunidade surda possa acessar os serviços que o Detran disponibiliza, como retirada e renovação da carteira de habilitação, informação sobre documentos, provas teóricas e práticas, dentre outros”, explica a titular da SPS, Socorro França.

Por conta da pandemia, os atendimentos acontecerão uma vez por semana e de forma remota, mas a ideia é que, em breve, ele passe a ser presencial.

“Outro ponto importante é que vamos ofertar treinamento aos funcionários e servidores para que se sensibilizem em relação às necessidades da comunidade surda e possam acolher este público”, destaca Vyna.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

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