Cultura nordestina é celebrada em 8 de outubro

Blog do  Amaury Alencar
0

 













O Nordeste brasileiro é conhecido pela diversidade cultural, belezas naturais, culinária variada, artesanatos característicos e pelo povo alegre e hospitaleiro da região. São tantos os motivos para se celebrar as riquezas nordestinas que o dia 8 de outubro foi escolhido como o Dia do Nordestino.

Composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a região Nordeste possui mais de 53 milhões de habitantes e é a segunda região mais populosa do Brasil, segundo dados do Censo Demográfico de 2010, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O carnaval, as festividades juninas, o reisado, o frevo, o festejo de bumba meu boi, a capoeira e o maracatu são algumas das manifestações culturais pelas quais o Nordeste é mais conhecido em território nacional. Além disso, as manifestações religiosas são plurais e representam uma importante parte da diversidade nordestina.

Embora reconhecida pela sua cultura, a região também se destaca por outros aspectos. A educação é uma dessas outras áreas e o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem orgulho de ser uma Instituição de Ensino Superior (IES) nordestina, figurando entre os 10% melhores centros universitários do país, segundo indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

Situada na cidade de Juazeiro do Norte (CE), local considerado um importante polo do Ensino Superior no interior do Ceará, a Unileão se destaca com seus três campi, onde são oferecidos cursos de graduação e de pós-graduação, além de desenvolvidos projetos sociais e ambientais. Todos esses fatores diferenciam a Instituição e a colocam entre as melhores do Nordeste e do país.

Seja você também Unileão

 A Unileão está oferecendo condições especiais para o ingresso com FIES nas últimas vagas ofertadas neste semestre. A Instituição permite que você estude sem pagar nada enquanto aguarda o resultado das vagas remanescentes. Essas condições são válidas por tempo limitado, aproveite! Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 88 9216-3040.

Sobre Dia do Nordestino

 O Dia do Nordestino foi oficializado no estado de São Paulo em 2009, ano em que se celebrou o centenário do poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. São Paulo é o estado brasileiro, fora do Nordeste, onde há a maior concentração de nordestinos em todo o Brasil.

Comemore o Dia do Nordestino

A culinária nordestina é rica em aromas e sabores e ligada diretamente com sua história. Para comemorar o Dia do Nordestino, aqui vão algumas dicas de comidas típicas da região cujas receitas podem ser encontradas na internet e feitas em casa ou apreciadas em restaurantes regionais:

  • Moqueca de Camarão;
  • Cuscuz com carne de sol;
  • Baião de dois;
  • Canjica;
  • Mungunzá doce ou salgado;
  • Acarajé;
  • Tapioca;
  • Vatapá;
  • Pamonha;
  • Cocada.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)