Corrida pela prefeitura de Fortaleza: Sarto se compromete com a construção de mais 18 postos de saúde

Blog do  Amaury Alencar
0

 





Em mais uma rodada de encontros temáticos para elaboração do Plano de Governo, o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto (PDT), participou de debate com profissionais da saúde. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (16), no Comitê Central, no Cocó. Em participação ao vivo por videoconferência, o candidato firmou o compromisso de construir 18 novos postos de saúde e ainda reduzir a fila de exames e cirurgias, e lembrou dos avanços conquistados na gestão do prefeito Roberto Cláudio, que já entregou 29 Unidades Básicas de Saúde e reformou outras 82.

Participaram do encontro o candidato a vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), o coordenador do Plano de Governo, Samuel Dias, a secretária municipal de Saúde, Joana Maciel, e a superintendente do Instituto Doutor José Frota, Riane Azevedo.

Na ocasião, Sarto destacou a importância dos equipamentos de saúde para atender à população mais carente, principalmente durante a pandemia, citando as 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seis do Município e outras seis construídas em parceria com o Governo do Estado. Ele ressaltou, ainda, a importância das quatro policlínicas entregues e dos dois novos hospitais (IJF2 e Hospital da Criança), além da ampliação e reforma dos Gonzaguinhas e Frotinhas.

Parabenizando os profissionais da saúde pela competência e dedicação e fazendo referência ao Dia do Médico, no próximo domingo (18), Sarto se comprometeu em construir duas novas policlínicas e duas novas UPAs. “Nosso Plano é um projeto de quem tem time e de quem já provou que já fez na educação, na mobilidade urbana, na habitação, na juventude, no esporte e outras áreas”, disse. O pedetista conclamou a população: “Fortaleza precisa de nós. Fortaleza não pode andar para trás. Aqui em Fortaleza, herói não usa escudo nem colete. Herói usa máscara”, acrescentou.

O candidato a vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), disse que é preciso celebrar o legado e preparar o futuro. “A gente tem um desafio que é fazer uma gestão com pessoas, gerenciando o capital humano com pessoas mais comprometidas, aproveitando os profissionais qualificados que já temos e aprimorando-os. É preciso também trabalhar com inovação”, ressaltou.

Nos últimos oito anos, a Prefeitura de Fortaleza implantou sete Centrais de Distribuição de Medicamentos nos Terminais de Ônibus. Para atender a demanda de consultas e exames especializados, também foram entregues à população três novas policlínicas, nos bairros Jóquei Clube, Jangurussu e Passaré, além da Policlínica do Siqueira, que será entregue nos próximos meses.

O Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital de referência no socorro a traumas e lesões de alta complexidade, praticamente dobrou sua capacidade com a nova torre do IJF 2. A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza implantou 203 novos leitos e contratou 1.600 novos profissionais de saúde para a unidade.

Com 104 leitos de baixa complexidade, o Hospital da Criança, entregue no último mês de agosto, tornou-se referência em atendimento pediátrico e atende uma demanda de pais e mães que agora contam com um equipamento de saúde específico para seus filhos. A unidade amplia em 266% a capacidade de internamento pediátrico no Município, passando de 150 para 550 internações por mês.
A cobertura do Estratégia de Saúde da Família (ESF) passou de 43,35% para 63,66% nos últimos oito anos e, até dezembro, chegará a 70%.

A Prefeitura também realizou concurso público e contratou 2.175 novos profissionais, entre médicos de clínica geral, dentistas, auxiliares de saúde, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e técnicos em saúde bucal.

Encontros temáticos

Os encontros temáticos reúnem representantes de diferentes segmentos da sociedade civil para colher ideias e sugestões e construir, de forma participativa, o Plano de Governo de Sarto e Élcio para a Prefeitura de Fortaleza. Já foram realizadas reuniões sobre Juventude, Esporte, Turismo, Saúde, Educação e Proteção Animal. Além dos encontros temáticos, plataforma na página do Facebook de Sarto possibilita que a população interaja e envie sugestões para o Plano de Governo.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)