Aplicativo Cearáprev On-line será lançado na semana do Servidor Público

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Uma inovação tecnológica, que visa facilitar a vida dos beneficiários da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CearáPrev), será lançada na semana do Servidor Público promovida pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A data prevista é dia 27 de outubro, em alusão ao dia do servidor público comemorado dia 28. O app Cearáprev On-line será a ferramenta utilizada para o recadastramento e prova de vida dos servidores ativos e inativos do Estado do Ceará.

Foto: Reprodução/ Ilustração

O aplicativo desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) possui tecnologia de reconhecimento facial e cruzamento de dados. Todas as informações do servidor precisam estar atualizadas no sistema guardião da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para o êxito do processo.

O reconhecimento facial do beneficiário será feito por meio de fotografias tiradas pelo próprio celular dentro do aplicativo. As fotos e o preenchimento dos dados pessoais são etapas obrigatórias do processo de certificação. O app só estará liberado para uso após a validação de todas as informações fornecidas.

Após a validação das fotos e reconhecimento das informações o aplicativo confirmará que foi feito o cadastro e uma SMS oficial da Cearáprev será enviada para o telefone cadastrado com o número de código de segurança que deverá ser digitado na próxima validação.

Agilidade

A principal motivação para a criação do aplicativo foi garantir a agilidade nos processos. Para o presidente da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CearáPrev), João Marcos Maia, esse foi um grande passo do Governo do Ceará para a desburocratização da forma de realizar os serviços garantindo comodidade e segurança aos servidores públicos do Estado do Ceará.

“A finalidade do app é oferecer serviço de excelência para os servidores, uma tecnologia mobile que permita ao servidor requerer informações e serviços no próprio celular. Isso vai facilitar a vida de todos, especialmente das pessoas mais idosas. Não exigirá do servidor deslocamento, do interior para a capital, de um distrito para um município, para poder apresentar documentos em um espaço físico, qualquer que seja ele. Assim o beneficiário poderá fazer a comprovação documental de dentro da sua casa ou de onde estiver. O servidor que está no exterior, por exemplo, não vai precisar ir ao consulado para apresentar documentação. Ele fará a comprovação disso eletronicamente de forma digital,” ressalta.

O recadastramento, com data a ser redefinida, se dará em grupos, em todas as setoriais e poderes, separados por mês de nascimento.

Além do recadastramento e prova de vida, o aplicativo também terá os serviços de pensão por morte, aposentadoria, reserva e reforma e loja on-line com previsão de disponibilidade em 2021.

Como o público dos servidores inativos possui mais de 60 anos, diversos canais estarão disponíveis para sanar todas as dúvidas. Serviços de teleatendimento, atendimento presencial e vídeos tutoriais com o passo a passo do processo serão disponibilizados pela Cearáprev.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)