Açude Arneiroz II libera água para atender o município de Saboeiro

Blog do  Amaury Alencar
0

 









Água do Açude Arneiroz II está sendo liberada pelo leito do Rio Jaguaribe para atender famílias ribeirinhas. A decisão foi tomada na reunião do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, realizada no último dia 30 de junho.

O Gerente Regional da Cogerh, Anatarino Torres disse ao Blog do Wilrismar que está sendo liberada uma vazão de 1.200 litros/segundo por um período de 60 dias até que água chegue a Barragem Caldeirões no município de Saboeiro. Após esse período a válvula será fechada e só atenderá a liberação, caso necessário, para a captação do Sisar que abastece a comunidade de Boqueirão, localizada abaixo do açude Arneiroz II.

O maior reservatório da Região dos Inhamuns acumula um volume de 168,7 milhões de m³, equivalente 94,7% de sua capacidade total.

Pelos cálculos da Cogerh, no dia 1º de fevereiro de 2021 o açude estará com um volume de 129,4 milhões de m³ (72,70%).

Outros açudes

Na reunião virtual, também foi aprovada a liberação de água do Açude Benguê, no município de Aiuaba com uma vazão de 200 l/s iniciada em 15 de setembro com término em 25 de outubro. Após isso a válvula será fechada e o reservatório ficará atendendo somente o abastecimento da sede de Aiuaba e os usos de montante.

O reservatório acumulava 9,9 milhões de m³ (53,70%) em 01 de julho passado e chegará em 01/02/2021 com 6,04 milhões de m³ (32,80%).

Clique Aqui e veja a Nota Técnica da Cogerh informando sobre a liberação de água em outros açudes da bacia nos municípios de Assaré, Antonina do Norte, Cariús, Iguatu e Quixelô.


Wilrismar Holanda

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)