Seminário virtual analisa situação da Bacia Hidrográfica do Acaraú

Blog do  Amaury Alencar
0

 





                                                                                         



O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa promove nesta quinta-feira (01), o Seminário Regional da Bacia Hidrográfica do Acaraú. O evento acontece às 14h, de forma virtual, pela plataforma Zoom.

Inscrições

As inscrições para participar do Seminário Regional da Bacia do Acaraú podem ser feitas aqui pelo link ( https://urless.in/CEZfJ ). Este será o quarto de nove seminários que fazem parte de uma programação do Pacto pelo Saneamento Básico, que visa promover a integração institucional e fortalecer as políticas públicas de saneamento básico, objetivando apoiar a universalização desse serviço.

A região hidrográfica a ser discutida nesse seminário é composta por 28 municípios: Acaraú, Alcântaras, Bela Cruz, Cariré, Catunda, Cruz, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Marco, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Sobral, Tamboril e Varjota.

Bacia Hidrográfica do Acaraú

A Bacia Hidrográfica do Acaraú possui uma área de drenagem de 14.416 km², correspondente a 10% do território cearense. O rio Acaraú nasce na serra das matas, e seus principais afluentes – os rios dos Macacos, Groaíras, Jacurutu e Sabonete – encontram-se na margem direita. Na margem esquerda, o afluente de maior destaque é o rio Jaibara. Esta Bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 1.443.763.000 m³, num total de 15 açudes públicos gerenciados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Evento

O evento contará com apresentações, por eixo, da realidade dos municípios citados, conforme levantamento feito pela coordenação técnica do pacto. Os dados serão encaminhados em cadernos temáticos aos participantes, que poderão fazer perguntas pelo chat.

Seminário

Nos seminários anteriores, foram apresentados os cenários da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado, das Bacias Metropolitanas e da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú. Após o seminário sobre a Bacia Hidrográfica do Acaraú, serão realizados outros seminários sobre as bacias da Serra da Ibiapaba, Sertões de Crateús, Coreaú, Curú e Litoral, Médio e Baixo Jaguaribe e Alto Jaguaribe.

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos é um órgão de pesquisa, educação e memória da Assembleia Legislativa e tem por atribuição oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

(*)com informação da AL

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)