As atenções das lideranças políticas e partidárias são voltadas à reta final de registro dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, mas o senador Eduardo Girão (Podemos) quer envolver a sociedade na discussão de outro pleito, que tem apenas 81 eleitores. Trata-se da eleição dos dirigentes do Senado.

Girão quer que os cidadãos se manifestem, por meio das redes sociais, sobre a reeleição do presidente do Senado. A eleição será realizada em fevereiro de 2021 e, nesse momento, a discussão é sobre a possível renovação do mandato do atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AC) no comando do Senado dentro da mesma legislatura.

Segundo Eduardo Girão, as discussões sobre o direito à reeleição do Presidente do Senado não ocorrem apenas no âmbito do Congresso Nacional. Ele citou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou-se a favor da ideia, argumentando, em seu parecer, que posição semelhante tinha o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso. De acordo com Girão, Velloso desmentiu Aras, informou Girão.

VOTAÇÃO ABERTA

Outro ponto de discussão levantado por Eduardo Girão é quanto ao modelo de votação: Girão revelou que mais de 15 senadores assinaram um documento para exigir que a escolha do futuro presidente do Senado se dê por meio de voto aberto. Ele lembrou que, quando eleito para o primeiro mandato de presidente, Davi Alcolumbre se comprometeu a acabar com o voto secreto nesse tipo de eleição, mas, conforme o senador cearense, a medida “não saiu do papel’’.

Girão lamentou que outras demandas da sociedade, por decisão monocrática da presidência do Senado, também não saíram do papel. Entre elas os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e de criação da chamada CPI da Lavatoga.

O voto aberto continua sem ser deliberado e isso, numa simples reunião da Mesa, que ele coordena com outros sete senadores, poderia ser feito. Há um projeto do senador Lasier Martins [Podemos-RS] nesse sentido, mas não é deliberado, cobrou o senador do Podemos.

(*) Com informações da Agência Senado

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib