Reparos no talude da Barragem Jati terminam e perícia começa nesta terça

Blog do  Amaury Alencar
0

 Os serviços de recomposição do talude da Barragem Jati foram concluídos nesse domingo (30) e, já nesta terça-feira (1º), começa a perícia que vai apurar as causas do rompimento do conduto, ocorrido em 21 de agosto. Segundo nota oficial do Ministério do Desenvolvimento Regional, a estrutura está estável e não oferece riscos à população que vive em seu entorno.



              

                       Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.


A perícia será realizada por consultoria independente contratada por meio da Codevasf – vinculada do MDR – e deve ser concluída em até 21 dias, a depender da complexidade identificada em campo.

“Foram nove dias de trabalho intenso, 24 horas por dia, para a recuperar o talude de Jati. Esta etapa foi vencida com sucesso”, comemora o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

“O presidente Jair Bolsonaro determinou que fossem tomados todos os esforços para, além de recuperar a estrutura, também apurar as causas. Serão cinco peritos independentes trabalhando a partir desta terça para sanar as questões envolvendo o rompimento do duto. Os responsáveis serão notificados para ressarcir os cofres públicos”, destaco.

Na semana passada, técnicos da Defesa Civil Nacional, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea-CE) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) também visitaram o local do incidente para avaliação da ocorrência.


   CN7 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)