QXAS 2020 ocorrerá de forma virtual; Inscrições para oficinais estão abertas, com vagas gratuitas para Quixeramobim e Quixadá

Blog do  Amaury Alencar


A edição deste ano do Festival de Fotografia do Sertão Central (QXAS) acontecerá de 11 a 14 de agosto, com um diferencial: de forma virtual. Essa foi a solução encontrada pelos realizadores para continuar com o evento em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus.

Neste ano, o Festival contará com três workshops, que serão apresentados pelo fotógrafo, produtor cultural, educador em cursos livres e editor Pablo Pinheiro; pelo pedagogo e fotógrafo Rafael Luz; pelo fotógrafo e estudante de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Gustavo Costa; e pelo jornalista, pós-graduado em fotografia e fotógrafo freelancer, Fernando Banzi.

Confira a descrição de cada um dos workshops, horários e apresentações:

Workshop – Percepção e a fala das imagens (Pablo Pinheiro) – 25 vagas
Para quem está querendo aprender ou relembrar a fotografia como fala, memórias e afetos.
11 de agosto – 10 horas
12 de agosto – 10 horas
Inscrição AQUI.

Workshop – Narrativas Possíveis : Uma reflexão sobre fotografia digital (Rafael Luz) – 25 vagas
A oficina tem como objetivo iniciar os participantes na linguagem fotográfica a partir de atividades pedagógicas e experimentações voltadas para a fotografia digital e a construção de zines.
12 de agosto – 15 horas
13 de agosto – 15 horas
Inscrição AQUI.

WorkShop – Produção de notícias para veiculação em redes sociais (Gustavo Costa) – 25 vagas
A oficina tem como intuito trabalhar a fotografia e a escrita dos textos dentro da linguagem jornalística, visando a veiculação em redes sociais.
13 de agosto – 15 horas
14 de agosto – 15 horas
Inscrição AQUI.

Workshop – Maneiras de fotografar dentro de casa (Fernando Banzi) – 25 vagas
O workshop vem como um respiro para poder pensar e colocar em prática o fazer fotográfico, abordando técnicas mais democráticas que utilizam o celular e outros dispositivos em um exercício coletivo de repensar a fotografia em tempos de isolamento.
12 de agosto – 10 horas
14 de agosto – 10 horas
Inscrição AQUI.

As inscrições, conforme a organização do Festival, seguirão até o dia 09 de agosto. Além das oficinas, as palestras, que ocorrerão no período noturno, poderão ser acompanhados via canal no YouTube do QXAS.

O QXAS 2020 ainda possui 27 vagas gratuitas disponíveis, sendo 9 para Quixeramobim, 9 para Quixadá e 9 para Fortaleza. Quem quiser concorrer a uma dessas vagas, basta preencher o formulário disponibilizado pela organização do Festival. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira, 05, com os nomes dos participantes em cada workshop.

Para acessar o formulário, clique AQUI.

Do Repórter Ceará