Professor da URCA lança livro "Trabalho, Consumo e Felicidade: A Desventura da Lógica Aquisitiva"

Blog do  Amaury Alencar
0

 

                               

images/stories/inaldo bringel - livro.jpg



O Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Inaldo Bringel, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), Advogado - Sócio fundador do Bringel & Belém Advocacia, com vasta experiência nas áreas do Direito Privado e no Direito do Consumidor, lança o livro " Trabalho, Consumo e Felicidade: A Desventura da Lógica Aquisitiva".

O autor traz uma série de reflexões da vida contemporânea, especificamente voltado aos três pilares da obra: consumo, trabalho e felicidade. Além disso, o Dr. Inaldo Bringel convida o leitor para valiosas ponderações sobre o momento vivenciado de isolamento social. O livro está disponível na plataforma física e virtual no Brasil e no mundo!

 

Um pouco sobre o livro

"Trabalhar, via de regra, é necessário. Mas também pode ser algo muito gratificante. Já a ausência de trabalho, não sendo voluntária, pode ser desesperadora. O isolamento social imposto pela COVID-19 comprova a assertiva. A propósito, tempo é dinheiro? Há conexão entre trabalho, consumo e felicidade? Buscando responder estas e outras indagações exponho e contraponho algumas convicções pós-modernas ligadas à necessidade de hipertrofia no poder aquisitivo das pessoas, obtido por intermédio do trabalho remunerado das mesmas como agente de fomento a serviço do hiperconsumo.

Convencionou-se, no jargão popular, em tom de relativo deboche, que “se o dinheiro não é capaz de trazer a felicidade, ao menos tem condições de comprá-la”. Igualmente comuns são apelos do tipo: “você trabalha é para isso mesmo”. Portanto, “adquira já e desfrute agora os benefícios prometidos pelo anunciante”. Ou ainda, “não adie mais o seu sonho de consumo: compre já”. O desacerto das decisões aquisitivas ou a crença de que elas valeram a pena serão replicadas e passarão a constituir um modo de viver. Frustrações e arrependimentos darão ensejo à desagradável sensação de que o tempo foi perdido. Uma reflexão livre e responsável, mesmo quando despertada a partir de excepcionalidades, pode permitir trilhar um percurso diferente."

A Universidade Regional do Cariri presta aqui sua homenagem ao Professor Inaldo Bringel, parabenizando-o por todos os anos que dedicou seu trabalho à educação nesta casa universitária e pela obra publicada, principalmente pela demonstração de relevância social apresentada, além de acalourar a pesquisa e disseminar a educação.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)