PROFº E MS. JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA, DÁ UM MERGULHO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE TAUÁ, PERPETUANDO AS SUAS OBSERVAÇÕES NO LIVRO "ANOTAÇÕES HISTÓRICAS DOS DISTRITO DE TAUÁ", NESSA IMPORTANTE OBRA ESTÃO IMAGENS MARCANTES DO AMBIENTALISTA JORGE DE MOURA.

Blog do  Amaury Alencar
0



Ele é Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), possuindo graduação em História e Mestrado em Gestão Educacional. Foi diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Campus da UECE sediado na cidade de Tauá. Também membro fundador da ATL - Academia Tauaense de Letras, 1ª Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do Município de Tauá e também Secretário da Educação que junto com a Prefeita Patrícia Aguiar "fez uma revolução no setor educacional do município", onde também foi o 1º Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, "onde foram tombados valiosos patrimônios arquitetônicos da cidade, valorizando a arte arquitetônica da majestosa Tauá", entre outras funções de relevo.
Com várias publicações, ele tem se destacado no campo da História, fazendo resgates preciosos e corrigindo erros históricos que distorceram por anos a verdadeira História do Município, o caso da data da fundação do Município de Tauá é um dos maiores exemplos.
Esta última obra da editora CAMINHAR do mestre, historiador, escritor, membro imortal da ATL, poeta, trovador, pesquisador entre outros títulos, é sem dúvidas uma das maiores contribuições a História dos Inhamuns, de Tauá e do Ceará, TAUÁ é uma lenda e essa lenda tem história que enaltece o Estado.
"ANOTAÇÕES HISTÓRICAS DOS DISTRITOS DE TAUÁ" nos remete as ondas do mar que sobem e descem sem nunca cansar, e nesse caminhar sobre o horizonte o autor faz um relato reflexivo do ponto de vista histórico de cada DISTRITO que forma o município de Tauá e na sua visão global ele mergulhou profundo no poço histórico dos distritos da BARRA NOVA, CARRAPATEIRAS (uma importante Colônia da Pré História), INHAMUNS, MARRECAS (onde acontece a 3ª maior romaria religiosa da Igreja Católica do Estado do Ceará), MARRUÁS (em seu território estão importantes Sítios Rupestres/Gravuras), SANTA TEREZA (com porte de cidade), TRICI (um dos mais antigos) e Sede Municipal TAUÁ, que lhes deram elementos suficientes para concluir o livro com 145 páginas de pura História. Nelas estão imagens entre as quais do ambientalistas Jorge de Moura, admirador inconteste do professor e historiador.
Esta obra onde o autor registra agradecimentos é a prova inconteste do seu caráter, quando um homem tem dignidade sabe reconhecer méritos e isso o Ilustre Mestre é um mestre, que merece nossos aplausos e admiração, o Profº e Ms. JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA que é natural de IBARETAMA-CE, adotou TAUÁ como sua terra natal, onde casou-se com a assistente social ELIZÂNGELA VIANA e "dessa união oriunda do encontro das águas dos rios Pirangi e Trici", nasceram JOÃO HÉRICLES e MARIA GIOVANA que herdaram a inteligência e honradez do pai professor, historiador, escritor além da esmerada educação da mãe. 









Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)