Ele é Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), possuindo graduação em História e Mestrado em Gestão Educacional. Foi diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Campus da UECE sediado na cidade de Tauá. Também membro fundador da ATL - Academia Tauaense de Letras, 1ª Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do Município de Tauá e também Secretário da Educação que junto com a Prefeita Patrícia Aguiar "fez uma revolução no setor educacional do município", onde também foi o 1º Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, "onde foram tombados valiosos patrimônios arquitetônicos da cidade, valorizando a arte arquitetônica da majestosa Tauá", entre outras funções de relevo.
Com várias publicações, ele tem se destacado no campo da História, fazendo resgates preciosos e corrigindo erros históricos que distorceram por anos a verdadeira História do Município, o caso da data da fundação do Município de Tauá é um dos maiores exemplos.
Esta última obra da editora CAMINHAR do mestre, historiador, escritor, membro imortal da ATL, poeta, trovador, pesquisador entre outros títulos, é sem dúvidas uma das maiores contribuições a História dos Inhamuns, de Tauá e do Ceará, TAUÁ é uma lenda e essa lenda tem história que enaltece o Estado.
"ANOTAÇÕES HISTÓRICAS DOS DISTRITOS DE TAUÁ" nos remete as ondas do mar que sobem e descem sem nunca cansar, e nesse caminhar sobre o horizonte o autor faz um relato reflexivo do ponto de vista histórico de cada DISTRITO que forma o município de Tauá e na sua visão global ele mergulhou profundo no poço histórico dos distritos da BARRA NOVA, CARRAPATEIRAS (uma importante Colônia da Pré História), INHAMUNS, MARRECAS (onde acontece a 3ª maior romaria religiosa da Igreja Católica do Estado do Ceará), MARRUÁS (em seu território estão importantes Sítios Rupestres/Gravuras), SANTA TEREZA (com porte de cidade), TRICI (um dos mais antigos) e Sede Municipal TAUÁ, que lhes deram elementos suficientes para concluir o livro com 145 páginas de pura História. Nelas estão imagens entre as quais do ambientalistas Jorge de Moura, admirador inconteste do professor e historiador.
Esta obra onde o autor registra agradecimentos é a prova inconteste do seu caráter, quando um homem tem dignidade sabe reconhecer méritos e isso o Ilustre Mestre é um mestre, que merece nossos aplausos e admiração, o Profº e Ms. JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA que é natural de IBARETAMA-CE, adotou TAUÁ como sua terra natal, onde casou-se com a assistente social ELIZÂNGELA VIANA e "dessa união oriunda do encontro das águas dos rios Pirangi e Trici", nasceram JOÃO HÉRICLES e MARIA GIOVANA que herdaram a inteligência e honradez do pai professor, historiador, escritor além da esmerada educação da mãe. 









Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib