Equipe SOS NASE da Estácio dá suporte psicológico a profissionais de saúde durante a pandemia, no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0


 

O Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas do Cariri (NASE), da Estácio de Juazeiro do Norte, está realizando atendimentos psicológicos aos profissionais de saúde por meio do Projeto SOS NASE. Os resultados estão sendo avaliados pelos 18 profissionais envolvidos, e classificados como positivos, na medida em que cada um tem recebido o apoio para o fortalecimento de continuar as suas ações profissionais no tratamento de vítimas da Covid – 19 no Cariri. O teleatendimento funciona de forma gratuita. 


                                             Prefeitura do Crato firma convênio com faculdade e realiza ...

                                    Foto > Badalo     

 

Iniciado em abril, todos os atendimentos são realizados mediante agendamentos e triagem para o direcionamento aos profissionais. A equipe tem realizado um trabalho multiprofissional, segundo o coordenador, Djailson Ricardo Malheiro, professor da Estácio de Juazeiro do Norte. 

 

Ele afirma que o feedback dos atendimentos está satisfatório e os profissionais beneficiados destacam que as falas e acolhimentos dos profissionais estão ajudando muito em um momento de isolamento. Entre as principais condições constatadas estão a ansiedade, pânico e depressão. “Claro que há outras situações associadas ao isolamento”, afirma o professor. 

 

Esses traços estão entre as inquietações daqueles que procuram o SOS NASE. Conforme o professor Djailson, os profissionais percebem que a ajuda tem contribuindo muito para minimizar riscos de adoecimentos com intervenções mais pontuais.

 

Os atendimentos pelo SOS NASE estão ocorrendo de segunda à sexta-feira, em horário agendado. Em alguns casos acontecem até 3 contatos de cada pessoa assistida pela equipe. Os atendimentos também ocorrem com profissionais da educação. 

 

O trabalho, que tem o suporte do Laboratório de Tanatologia da Estácio, está sendo realizado nesse momento pandêmico do coronavírus, com os atendimentos também via WhatsApp. O público-alvo tem sido os profissionais que atuam em unidades de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliar administrativos, recepcionistas, porteiros, entre outros).

 

Tanto o Núcleo quanto o Laboratório são compostos por uma equipe multiprofissional que reúne acadêmicos de medicina, médicos, enfermeiros, psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos, assistentes sociais, advogados e técnicos de segurança do trabalho.

 

Sistema de teleatendimento funciona através dos telefones: (88) 9 9903.3855/ 9.9770.5327/ 9.9660.5025.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)