Criança caririense que se engasgou com caroço de seriguela pode passar por nova cirurgia em Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar
0

 No início da tarde desta sexta-feira (7), uma criança da cidade de Barro, no Cariri, foi transferida de helicóptero do Hospital Regional do Cariri (HRC) para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, após ser detectado um caroço de seriguela na traqueia da menina, que tem apenas 6 anos.

No Cariri, criança se engasga com caroço de seriguela e é transferida de helicóptero para Fortaleza

                Foto > divulgação / Ciopaer 

De acordo com a mãe da criança, Maria Josefa, durante na primeira cirurgia os médicos não conseguiram retirar o objeto por completo. Na próxima segunda-feira (10), ocorrerá uma avaliação para concluir sobre uma possível nova cirurgia. A menina está entubada e o estado de saúde é estável.

Na na última segunda-feira (3), a criança havia apresentado falta de ar. Socorrida ao hospital ainda em Barro, a suspeita era que a menina estaria com Covid-19. No fim da tarde da quinta-feira (6), ela foi transferida ao Hospital Regional do Cariri (HRC) com insuficiência respiratória. A menina chegou no HRC já intubada e, segundo informações do local, foi solicitado exame de imagem do tórax.

Com o exame, foi visto a imagem de um corpo estranho na traqueia, que seria um caroço seriguela, e solicitada a transferência da menor para o IJF, em Fortaleza, para realizar o procedimento de retirada.

O deslocamento foi feito pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER). O pouso em Fortaleza ocorreu por volta das 13h12 desta sexta (7), segundo o Major Capelo. “Durante o voo a paciente deu uma rebaixada, tivemos que fazer um pouso imediato para uma possível parada e reanimação”, afirmou o Major em entrevista ao Portal Badalo.

Capelo explicou que, apesar do susto, não foi necessária a reanimação. Mesmo assim, houve um pouso na base Juazeiro-Quixadá para preparação para uma possível piora da criança durante a continuação do trajeto. “Ela voltou a saturar bem. Voamos baixinho para que a altitude não prejudicasse o quadro clínico”, explicou o Major, afirmando que a menina já foi entregue na capital. 

   Badalo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)