Com novo decreto, municípios seguem na fase atual do plano de retomada da economia

Blog do  Amaury Alencar
0


O novo decreto estadual deliberando sobre o isolamento social e ações permitidas nos municípios cearenses, observando a etapa de cada macrorregião, passa a valer a partir da próxima segunda-feira (10). De acordo com o dispositivo, todas as cidades cearenses devem permanecer na fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais em que se encontram no momento. A decisão foi anunciada pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (7), em suas redes sociais, após decisão do Comitê Científico criado para discutir ações voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Ceará.

“Em reunião com o Comitê formado pelos nossos profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, Prefeitura e Ministério Público Estadual e Federal, avaliamos o cenário da pandemia do coronavírus no Ceará e todas as ações que vêm sendo tomadas. O próximo decreto, que entra em vigor na próxima segunda-feira (10), manterá as macrorregiões de Saúde nas atuais fases”, informou Camilo.

Com a decisão do colegiado de manter os 184 municípios cearense no quadro atual de retomada das atividades, a Capital e os municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 4; as macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Norte na Fase 2; e o Cariri na Fase 1.

Diálogo

Mesmo Fortaleza e os municípios que compõem a sua Macrorregião estando na última fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, o Comitê decidiu pela não reabertura, ainda, de alguns setores, cujo potencial de aglomeração e proliferação do coronavírus pode ser maior.

Contudo, Camilo Santana ressaltou que conversas entre os profissionais da Saúde e representantes dos segmentos seguem sendo realizadas para avaliar momento mais propício para o retorno dessas atividades sem risco de uma piora nos indicadores. “Nossas equipes continuam fazendo avaliações e mantendo contato com os setores ainda não autorizados ao funcionamento, como eventos, bares e cinemas, analisando caso a caso, para que todas as decisões sejam tomadas de forma segura e responsável, e para que não haja piora do cenário, que vem apresentando avanços semana a semana”, comunicou.

O governador enfatizou que, antes de tudo, a prioridade neste momento é cuidar da saúde da população e que essa tem um papel importante no trabalho conjunto de vencer a pandemia. “Nossa prioridade absoluta será sempre proteger vidas. É fundamental que todos colaborem, sempre usando máscara e evitando aglomerações”, reforçou Santana.

Testes

O governador Camilo Santana também citou que o Ceará ultrapassou nesta sexta-feira a marca de 500 mil testes realizados em todo o estado. “Somos um dos estados que mais testam no Brasil, e vamos continuar realizando cada vez mais exames. Isso nos permite maior eficácia nas estratégias e tomadas de decisão no enfrentamento à pandemia. Temos realizado pesquisas epidemiológicas na capital e no interior; instalamos drive-thru de testagens em dois pontos da capital (HGF e Shopping Rio Mar Kennedy), além da ampliação dos pontos de coleta nas unidades de saúde de todo o estado. Juntos, com trabalho e transparência, vamos vencer esse desafio”, afirmou o governador

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)