Aprovados em concurso para cartórios atuarão no Interior do Estado

Blog do  Amaury Alencar
0

 




A população que precisa utilizar os serviços cartorários no Interior do Estado passará a contar com o reforço de novos profissionais. É que nesta segunda-feira (24/08), mais 20 candidatos aprovados no concurso para cartórios foram investidos no cargo. Eles terão 30 dias corridos para tomar posse de suas atividades, perante o juiz corregedor permanente da comarca em que está localizado o cartório escolhido.

Durante a solenidade, o corregedor-geral, desembargador Teodoro Silva Santos, parabenizou os aprovados e destacou a importância da parceria entre os novos notários e a Corregedoria. Exerçam com toda dedicação e esforço o cargo que vocês provaram ter méritos para ocupar. Nossa Corregedoria os têm como parceiros. Estamos aqui não só como órgão pedagógico e de orientação, mas também de interação, para melhorar ainda mais a prestação extrajudicial. Que vocês tenham um feliz exercício neste nobilitante cargo e contem com o nosso absoluto apoio”.

Coordenador das atividades extrajudiciais no Estado e juiz auxiliar da Corregedoria, Demetrio Saker Neto, enfatizou que os novos cartorários levarão “mais segurança jurídica às comarcas que irão atuar, principalmente em relação à procura de atos como registros civis, de óbitos, de protestos e de imóveis, na condição de delegatários do serviço público”.

Presidente do Instituto de Protesto do Estado do Ceará, Samuel Araripe, ressaltou a importância de aproximar as instituições do serviço extrajudicial com o Poder Judiciário, em especial a Corregedoria-Geral, como órgão de orientação e fiscalização dos cartórios. “Queremos ainda estreitar os laços com esses novos colegas que vão assumir o cargo de notários e registradores”.



Alisson Marques, que irá atuar no cartório de Registro Civil no Distrito de Rafael Arruda, na Comarca de Sobral, disse estar “muito feliz em ser investido no cargo de grande relevância para a sociedade. Nós, oficiais de registro, somos os concretizadores dos direitos fundamentais previstos na Constituição. Procuraremos fazer um serviço de desburocratização para ajudar ainda mais a população”.

Os candidatos foram aprovados no último concurso para cartórios promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em 2019, e haviam solicitado a prorrogação da investidura no cargo. Ao todo, 644 foram aprovados. Em fevereiro deste ano, houve a solenidade oficial de investidura. Confira a lista de cartórios e comarcas escolhidas pelos aprovados.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
A solenidade de investidura teve a duração de 15 minutos. A rapidez na condução dos trabalhos faz parte do protocolo sanitário estabelecido para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Os organizadores e candidatos seguiram rigorosamente as regras de prevenção, comparecendo com máscara e sem acompanhantes ou familiares para evitar aglomeração. “A investidura é um ato administrativo de direito dos candidatos”, informou o corregedor-geral.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)