Sindsaúde denuncia falta e uso inadequado de EPIs e demissão irregular de funcionária do Hospital Regional do Cariri; HRC se pronuncia

Blog do  Amaury Alencar
Durante a manhã desta segunda-feira (06), cerca de 12 pessoas do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde), realizaram uma intervenção em frente ao Hospital Regional do Cariri (HRC), no qual eles reivindicavam a falta e o uso inadequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Sindsaúde denuncia falta e uso inadequado de EPIs e demissão irregular de funcionária do Hospital Regional do Cariri; HRC se pronuncia
Foto > Divulgação Sind saúde 
Além disso, eles alegavam prestar solidariedade a uma ex-funcionária do Regional, que teria sido demitida após denunciar as irregularidades em relação aos insumos. Frases como “A saúde merece respeito!”, “Abaixo ao assédio moral!”, “Direito aos EPIs!” foram estampadas nos cartazes que carregavam os manifestantes.
Mas a manifestação silenciosa não foi a única forma de cobrar. O Sindicato informou já tinha realizado denúncias ao Ministério Público do Trabalho (MPT), alegando a falta de testagem entre os profissionais; a obrigatoriedade de usar a mesma máscara no período de até um mês e o uso de capas plásticas quentes e desconfortáveis, em decorrência da falta de capotes descartáveis.
Ainda de acordo com o Sindsaúde, o MPT teria recomendado que o hospital apresentasse um Plano de Contenção para redução da exposição dos trabalhadores a situações de risco.
O Hospital Regional do Cariri emitiu a seguinte nota:
O Hospital Regional do Cariri (HRC) informa que tem compromisso com a valorização profissional e a segurança dos seus trabalhadores. O HRC ressalta que assegura equipamentos de proteção individual (EPIs) de qualidade para toda a equipe, além de treinamentos para uso correto, paramentação e desparamentação; cuidados com higienização/ prevenção e realização de testes. O Hospital esclarece que preza pela integridade e os direitos de seus trabalhadores, pacientes e acompanhantes. 

   Badalo