Sem título

Blog do  Amaury Alencar
Passageiros que frequentam o Aeroporto de Juazeiro do Norte agora se deparam com mais um processo que está presente nas medidas protetivas adotadas neste período de pandemia. De acordo com pessoas que já embarcaram em voos nesta semana, a permanência dentro do terminal só é permitida após confirmação de que são passageiros em embarque, não sendo mais permitida a permanência de outras pessoas no saguão do aeroporto ou demais dependências internas.
Juazeiro do Norte poderá ter voos charter para Congonhas, em São Paulo
Foto> Divulgação/ Aena Brasil 
A medida faz parte de procedimentos adotados pela Aena Brasil, concessionária administradora do terminal juazeirense, para o controle de fluxo de acesso ao local, sendo ações operacionais de combate a Covid-19. Segundo informações de um passageiro ao Badalo, este viajou nesta terça-feira (21) com destino a São Paulo (Guarulhos), e já se deparou com o novo método. “Achei a medida importante, pois já ouvia dizer que neste horário aglomerava muita gente que iam embarcar, e muitas vezes também tinham pessoas que iam só se despedir ou acompanhar os passageiros, aumentando a quantidade de gente aqui dentro [do terminal]”, disse.
Acompanhantes e demais transeuntes que não efetuem embarque no aeroporto não terão acesso ao terminal, sendo permitido apenas o acesso de pessoas estritamente necessárias durante o processo de embarque ou desembarque de passageiros no Orlando Bezerra. São estes acompanhantes necessários para o embarque de pessoas com limitações de acesso, como idosos, crianças, portadores de necessidades especiais (PNE) e os que se aplicarem a regras ou leis específicas de acessibilidade.
O horário de funcionamento deste também está reduzido, estando aberto das 10h às 15h30, com duas operações diárias da Azul e Gol.
Em contato com a Aena Brasil, a empresa esclarece em nota que “tem seguido as recomendações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das autoridades locais no combate à propagação do covid-19. E, como forma de garantir o distanciamento social, a entrada nos terminais é limitada com prevalência para os passageiros”.
A concessionária disponibiliza também um manual exclusivo para os passageiros, com dicas e orientações que devem ser adotadas antes, durante e depois da viagem. 
Ações Preventivas
Conforme cartilha de ações preventivas neste período de pandemia do novo coronavírus, disponibilizado no site da Aena, apesar da drástica redução do número de passageiros e movimentação nos seis terminais que administra no Nordeste, as orientações fazem parte de um manual de orientações baseadas em recomendações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Medidas diretas adotadas no terminal juazeirense são o uso obrigatório de máscaras e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), constante desinfecção das áreas de convivência e acesso a saguões de embarque, desembarque e banheiros, feitas por equipe especializada na conservação e limpeza do ambiente.
Sinalizações de distanciamento e disponibilidade de álcool em gel em todas as dependências do terminal, sinalização sonora, informativos de prevenção, bem como a presença de profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte efetuando o controle sanitário na área de desembarque são algumas das medidas que já vinham sendo adotadas desde o início do retorno gradual das operações no aeroporto. 
Badalo