Incra inicia processo de recuperação de trecho que liga Banabuiú até assentamento Boágua

Blog do  Amaury Alencar
Deve ter início nos próximos dias os trabalhos no trecho que liga a comunidade do assentamento Boágua e Trapiá/Salgadinho, até a sede de Banabuiú. A estrada vai passar por um processo de recomposição graças a uma parceria do Governo Municipal de Banabuiú firmada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
                             
A assinatura da ordem de serviço aconteceu no fim de julho, no próprio assentamento. O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, e o diretor superintendente do Incra, Luís Fernando Castro de Paula, assinaram o documento que autorizam o início dos trabalhos. O objetivo é promover um melhoramento na via, utilizada para dar acesso aos moradores até a sede de Banabuiú.
Ter uma estrada que ofereça mais infraestrutura e segurança, era uma antiga reivindicação dos moradores da região. Por anos, a ausência de um trabalho que permitisse o mínimo de qualidade no trecho, trouxe conseqüências aos moradores. A via é principal utilizada como meio de escoamento de produtos produzidos a partir da agricultura familiar, atividade muito forte na região. Ter mais qualidade de acesso deve otimizar a geração de renda, é o que prevê o prefeito de Banabuiú.
“Nós tínhamos um compromisso com a gente aqui da Boágua desde o ano de 2018, quando começamos a lutar por este projeto, porque nos sabíamos que essa região necessitava ter essa estrada melhor. Então, buscamos, fomos a Brasília e graças à força de alguns amigos, conseguimos destravar os recursos”, afirma Edinho Nobre. Ele conta que pleiteou a recuperação da estrada ainda em 2018 quando esteve em Brasília. O projeto foi aprovado, mas foi somente no final de 2019 que teve 20% dos recursos liberados. Agora, em 2020, todo o valor foi disponibilizado.
Ao todo serão aplicados R$ 560 mil no trabalho de recuperação do trecho. O valor será destinado nas ações de 12.500 mil metros de estrada que leva moradores da Sede até o Assentamento Boá’gua, e outros quase 5 mil metros de extensão no trecho que liga o Assentamento até a comunidade de Trapiá/Salgadinho. No total, serão quase 19 km de estrada nova, com trechos que terão 6 metros de largura.
“O Incra tem essa missão de atuar para levar um pouco mais de dignidade, de melhoria nas condições de vida, dessas famílias que são assentadas e que têm direito a estes melhoramentos no meio em que vivem, por tanto, é um grande prazer e uma grande alegria estar aqui, poder trazer mais essa boa notícia para o Banabuiú que eu tenho certeza, vai se converter em muitas vantagens para estes moradores”, disse o diretor superintendente do Incra, Luis Fernando Castro de Paula. 

Monólitos Post