Aplicativo fará desbloqueio de contas do auxílio emergencial

Blog do  Amaury Alencar
De acordo com o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, 51% do total de contas digitais bloqueadas foram por suspeita de fraude. Para estes, aparece uma mensagem no aplicativo orientando a comparecer à agência para regularizar o acesso. O restante das contas (49%) foi suspenso por inconsistências no cadastro. Estes não precisarão ir à agência e poderão resolver a situação pelo próprio aplicativo.

Segundo a Caixa, no aplicativo há a opção “Liberar Acesso”. Nele, o beneficiário receberá uma mensagem para finalizar o cadastro enviando documentos pelo WhatsApp. Ele será redirecionado para a conversa pelo próprio aplicativo através de um link.

“Reforçamos que só o aplicativo Caixa Tem pode pedir para vocês o envio de algum documento, nenhum outro aplicativo ou e-mail pode pedir essa informação”, ressaltou Pedro Guimarães. “Fizemos isso para reduzir qualquer fila nas agências. Percebemos que, nas contas com indícios grandes de fraude, poucas pessoas estão indo às agências. Para as contas com algum problema no cadastro, muitas pessoas estão indo”, completou o presidente da Caixa.
Bloqueios
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou, na última terça-feira (21), que centenas de milhares de contas foram bloqueadas e que grande parte foram abertas por hackers. “Centenas de milhares de contas foram suspensas, temos as provas da grande maioria que foi utilizada por hackers, mas pessoas honestas foram penalizadas, já que, para salvar e defender o dinheiro público, fizemos uma medida mais forte”, disse.

A Caixa não divulgou o número de contas bloqueadas, mas Guimarães afirmou que o bloqueio foi inferior 5% dos 65,2 milhões (o equivalente a 3,26 milhões). O Ministério da Cidadania, informou que enviou para a Caixa cerca de 1,3 milhão de CPFs (Cadastros de Pessoas Físicas) para bloqueio e verificação detalhada. Estes possuem inconsistências no cadastro. “É importante enfatizar que não é possível ainda afirmar que eles sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o auxílio emergencial”, afirmou o ministério.

Segundo a pasta, o procedimento é consequência dos acordos firmados entre o Ministério da Cidadania e TCU (Tribunal de Contas da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal). “Qualquer indício de ilegalidade, em especial na ótica criminal, é imediatamente informado à Polícia Federal e os pagamentos são suspensos”, acrescentou o ministério.
A pasta informou ainda que o governo federal recuperou R$ 83,6 milhões pagos a pessoas que não se enquadravam nos critérios para recebimento do benefício.
FGTS
A Caixa também lançou, ontem, uma linha de crédito para antecipar até três parcelas do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O interessado não é obrigado a adiantar o recebimento das três parcelas, pode optar pela antecipação de uma ou duas, desde que o valor mínimo seja de R$ 2.000.
A expectativa é de que mais de um milhão de beneficiários façam a adesão. Do total, 6,13 milhões optaram pelo saque-aniversário, que corresponde a 10% do total dos trabalhadores. Destes, 3,9 milhões são clientes da Caixa. A solicitação do empréstimo poderá ser feita pela internet banking da instituição ou pelo aplicativo e site do FGTS.
A taxa de juros cobrada pela Caixa é de 0,99% ao mês. “É uma linha muito barata comparada às demais. Mais baixas até que a maioria das linhas de crédito consignado”, afirmou Pedro Guimarães, presidente da Caixa. O beneficiário já pode fazer a contratação do crédito e a liberação do dinheiro começa na segunda-feira (27).
O saque-aniversário, que é opcional, permite ao trabalhador sacar um percentual do saldo do FGTS todos os anos, observados os valores constantes de uma tabela. Quanto menor for o saldo, maior o percentual do saque, podendo a alíquota variar de 5% até 50% do saldo.