Atendendo
às orientações da Organização Mundial de Saúde e determinações do
Governo do Estado, por ocasião da pandemia, o Banco de Oportunidades
retoma suas atividades realizando atendimento
online. Agora, o cadastro dos alunos e solicitações das empresas podem
ser feitas por meio do site do Senac (https://www.ce.senac.br/).
O serviço é gratuito para as empresas, que buscam profissionais
qualificados, e para os alunos formados pela instituição que desejam
ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.
“Esse é um momento desafiador para todos, mas continuamos
recebendo demandas por profissionais qualificados. Ou seja, têm empresas
contratando e sabemos
que têm muita gente precisando trabalhar”, explica a coordenadora do
Banco de Oportunidades, Karla Rolemberg. Ela informa que tanto o
encaminhamento pelo banco, quanto os processos seletivos realizados
pelas empresas estão acontecendo de forma remota, com
uso de novas tecnologias. As entrevistas, por exemplo, são virtuais.
Tendo em vista o impacto na economia, o comércio tem se
reinventado. A Fecomércio tem sido atuante junto aos sindicatos e ao
Governo do Ceará, contribuindo
na elaboração de um programa para retomada da economia. “Mais do que
nunca precisamos estar preparados para o novo cenário que irá se
configurar após a pandemia. Tanto as empresas precisam investir na
formação de equipes mais eficientes e assertivas, quanto
o profissional precisa se qualificar e se atualizar”, alerta a
coordenadora.
Além
do encaminhamento ao mercado de trabalho, o Banco de Oportunidades
oferta serviços que vão desde consultoria na elaboração de currículos e
orientação vocacional até
palestras sobre o mundo do trabalho.