Embarque Liberado: canal caririense tira dúvidas e dá dicas sobre aviação

Blog do  Amaury Alencar
Aviação é algo que gera muita curiosidade entre as pessoas. Seja por medo de voar ou por vontade de desbravar novos lugares, o tema sempre recai a curiosidade de muitos que desejam saber como tudo funciona.


 Embarque Liberado: canal caririense tira dúvidas e dá dicas sobre aviação

No Cariri, existe um grupo de aviadores que vivenciam o cotidiano das operações aeroportuárias, e que tomaram a iniciativa de criar o canal no YouTube chamado “Embarque Liberado“. São vídeos que exibem curiosidades sobre aviação e também acabam descomplicando a vida dos viajantes, ajudando a esclarecer dúvidas que pairam sobre muitas mentes inquietas, afinal, o meio aéreo é motivo constante de medo, interesse e teorias malucas.

A ideia partiu de Renan Lopes, gerente da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Juazeiro do Norte, e que possui anos de experiência na aviação em outros terminais pelo país. Ele se junta a uma equipe, formada por Francisco Carneiro, agente líder da companhia, Washington Araújo e Pedro Almeida, agentes aeroportuários.

Eles repassam todo o seu conhecimento para simplificar a complexidade do assunto aos leigos e, quem sabe, tirar o medo de voar de avião e demais questões que envolvem as operações que muitos passageiros não veem acontecendo no cotidiano de um aeroporto.

Em entrevista ao Badalo, Renan explica um pouco de como se deu a ideia de criar o canal e as questões que vem a ser discutidas e esclarecidas nos vídeos.
“Eu tive a percepção de muitos assuntos voltados para a aviação, até pelos clientes que chegam no check-in com muitas dúvidas e muita falta de informações do que pode ou não levar no avião. Principalmente para pessoas que vem do interior, que geralmente vem com poucas informações sobre as obrigações na hora de viajar. Outra questão é sobre amigos que perguntam como conseguimos trabalhar na aviação, o que faz um agente de aeroporto, o que faz um agente de check-in, todas essas dúvidas que surgem nessa área tivemos a vontade de esclarecer”, explica o gerente de operações.
Foto: Acervo Pessoal
A plataforma existe há cerca de dois meses, e com pouco tempo de conteúdo no ar já tem mais de 600 visualizações em seus vídeos e somam cada vez mais inscritos. Os vídeos são produzidos e editados por eles, e mesmo ainda sendo um canal pequeno, o conteúdo é bastante pensado e organizado para beneficiar ao público que o acompanha.
“Como trabalhamos juntos, concordamos em fazer esta programação, mas nada impede que alguém que não seja do meio da aviação também possa contribuir. Falamos de assuntos técnicos, assuntos que as pessoas tem curiosidade. No decorrer dos próximos vídeos vamos desenvolvendo mais conteúdos de interesse. Vamos usando o que a plataforma que o YouTube nos proporciona. Decidimos preparara algo para nos mantermos ativos e não passar desapercebido essas informações.”, completa Renan.
O canal também possui um perfil no Instagram, no qual atualizam sobre notícias da aviação e quanto as próximas publicações de vídeos no YouTube.


Badalo