CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE PACUJÁ AFIRMAM: "O SELO UNICEF ESTÁ TATUADO EM NOSSOS CORAÇÕES

Blog do  Amaury Alencar


O Município de Pacujá chega ao final da corrida em prol do Selo UNICEF em pé de igualdade com outros municípios brasileiros, muitos pararam no meio do caminho.

O Município de Pacujá, Região Norte do Ceará trabalha o RELATÓRIO FINAL do Selo UNICEF - Edição 2017 - 2020, o qual será encaminhado ao CMDCA onde será apreciado, devolvido ao prefeito Municipal Alex Melo e entregue ao Articulador Municipal do Selo UNICEF, para postagem na Plataforma Crescendo Juntos antes do dia 30 de Junho do ano em curso.

No aludido Relatório estará registrado as MELHORIAS mais importantes em relação a Linha de Base Original e os RESULTADOS POSITIVOS e também os DESAFIOS. Lembrando que todas as Secretarias Municipais envolvidas com o Selo UNICEF - Edição 2017 - 2020, foi dado oportunidade para expor suas opiniões, as quais foram registradas no citado relatório. Lembrando que todas as Secretaria Municipais envolvidas tiveram crescimento exponencial, cujo trabalho é revestido em benefício do BEM ESTAR SOCIAL COLETIVO, ponto para a Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura, Agricultura, Meio Ambiente e Saúde.

Avanços foram significativos tais como REDUÇÃO DRÁSTICA da taxa de Mortalidade Infantil, Obesidade Infantil, redução da taxa de evasão escolar e o Busca Ativa teve resultados positivos. 
O Selo Unicef - Edição 2017 - 2020 fez com que o Município redesenhasse suas estratégias de desenvolvimento integrado ao território (pessoas, economia, cultura, lazer, educação, história, geografia, meio ambiente e apego a comunidade local). Um dos mais significativos avanços no setor da educação foram: construção de quadras poliesportivas cobertas, reforma e reconstrução de escolas infantis e fundamentais com salas climatizadas, parques infantis nos espaços públicos, áreas verdes, etc.

O fortalecimento das Políticas Públicas voltadas para CRIANÇAS e ADOLESCENTES é realidade, com os Conselhos em pleno funcionamento. Lembrando que, dentro do PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS nasceu a ideia do EMBAIXADOR e da EMBAIXATRIZ do Município de Pacujá PRÓ SELO UNICEF, ambos tiveram a nobre missão, de ajudarem na construção do trabalho de EDUCAÇÃO AMBIENTAL sem esquecer os PROCEDIMENTOS e DIRETRIZES emanadas do referido Selo, onde Campanhas Educativas CONTRA o TRABALHO INFANTIL, OBESIDADE, VIOLÊNCIA e LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA foram trabalhado por ambos com esmero, sendo o mais espetacular a VISTORIA que os dois realizaram nas construções em seus benefícios. Eles deram seus veredictos e foram ouvidos pelo Prefeito Alex Melo e pelo Secretário da Educação Paulo Fernandes, um fato jamais visto no Município de Pacujá.

O trabalho de articulação renderam frutos com o irrestrito apoio da Paróquia de São João Batista e da Pastoral da Criança, que viram nesse desafio do trabalho pró Selo UNICEF - Edição 2017 - 2020, uma oportunidade ímpar de UNIR a comunidade local e o poder público municipal. E assim se fez a História do Selo UNICEF no Município de Pacujá.

O embaixador JOÃO GUILHERME FERREIRA (12) da EEF Coriolano Alves de Brito e a embaixatriz GABRIELLI SOUSA DE CASTRO (ll) da EEF João Lopes, tiveram participação ativa nesse processo de sensibilização, ambos nos brindam com essa frase de efeito no final dessa corrida em prol do tão cobiçado SELO UNICEF, uma das mais importantes Certificações Internacionais: "O SELO UNICEF ESTÁ TATUADO EM NOSSOS CORAÇÕES"!!!