Bolsonaro participa hoje de inauguração de trecho da transposição no Ceará

Blog do  Amaury Alencar

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa hoje do acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, no município cearense de Penaforte. Trata-se da primeira visita do presidente ao Estado, que estará junto do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A cerimônia marcará a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará, através das obras da transposição.

Com a abertura da comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte. “Esse é um marco para o Ceará, para o Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste. Além de garantir água a milhões de pessoas, o Eixo Norte impulsionará o desenvolvimento econômico na região que sempre enfrentou muita escassez hídrica”, disse Rogério Marinho, que se reuniu ontem (25) com o governador Camilo Santana (PT), em Fortaleza.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

A obra é a primeira de várias que o presidente deverá inaugurar nas próximas semanas pelo Brasil. Ele foi cobrado por aliados nos estados que viram governadores adversários se apropriando do capital político de entregas de empreendimentos bancados pelos cofres da União. Na semana que vem, está prevista viagem a Palmas (TO) para entregar máquinas como retroescavadeira, pá carregadeira e escavadeira. 
(Com informações da Agência Brasil)